Será a primeira vez que a cadeia de cana poderá ver o modelo da Scania
O destaque da Scania na 25ª edição da Agrishow é o Super Rodotrem R 620 6×4 V8 de 11 eixos para 91 toneladas. Será a primeira vez que a cadeia da cana poderá ver o pioneiro modelo, recém-lançado, em uma exposição. A Agrishow será realizada de 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
O Super Rodotrem Scania R 620 6×4 V8 chega para atender uma necessidade da cadeia com um conjunto de 11 eixos e capacidade para até 91 toneladas.
O lançamento já conquistou um dos grandes influenciadores do setor. A Usina São Martinho (SP), um dos maiores grupos sucroenergéticos do país, já comprou 42 unidades.
Em seu espaço, a Scania vai expor, além do Super Rodotrem para 91 t, os modelos G 440 6×4, da linha off-road, o rodoviário Streamline Highline R 620 e o semipesado P 250 6×2. E, para o segmento de motores industriais, em franca recuperação, um modelo estacionário DC13 74A. Uma das principais propostas do estande é convidar os visitantes a falar sobre soluções para o transporte.
O primeiro Super Rodotrem 11 eixos
Há alguns anos, os transportadores e produtores de cana pediam um veículo que transportasse mais carga. A Scania participou desde o início das conversas de entidades do setor canavieiro.
Em 2016, após compreender a demanda, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) iniciou a burocracia para autorizar a circulação. A marca foi a escolhida para um período de testes.
A resolução entrou em vigor em abril de 2017, com o nº 663/2017. Ela mudou as regras para concessão da AET (Autorização Especial de Trânsito) para CVCs (Combinações de Veículos de Carga).
As alterações são para veículos com PBTC (peso bruto total combinado) superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 t, com altura máxima de 4,40 m e comprimento de 28 a 30 metros.
O Super Rodotrem Scania R 620 6×4 pode ser utilizado na operação completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso até a rodovia, e no trajeto de asfalto até a usina para o descarregamento. Esses percursos usualmente não ultrapassam 100 km de distância em cada trecho, conforme a nova legislação nº 663/2017 permite.
Mudanças personalizadas para o novo nicho
O Super Rodotrem Scania tem um desempenho eficiente também em regiões com topografia irregular, carregado total ou parcialmente. Nessas condições, o motor V8 tem facilidade para manter o bom desempenho, diminuindo o número de trocas de marchas, o tempo de viagem e o consumo de combustível. O motor V8, de 16 litros, desenvolve torque de 3.000Nm.
Um dos diferenciais do Super Rodotrem Scania é o controle de tração mais inteligente. A leitura constante da rotação das rodas efetua a devida correção quando detectada uma patinação. Dessa forma, há um controle mais suave do deslocamento e menos desgaste dos pneus.
Para um desempenho ideal, o sistema de filtragem de ar do motor, específico para a aplicação fora de estrada, fica na traseira da cabine. Outra mudança está no sistema de freios, que recebeu uma terceira linha de ar para permitir a frenagem simultânea em toda a composição (caminhão, semirreboque e reboque) quando o freio de estacionamento for acionado.
A oferta de itens de série contempla caixa totalmente automatizada Scania Opticruise, de 14 velocidades (2 superlentas), Driver Support e freio auxiliar Scania Retarder.
Serviço:
25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 30/4 a 4/5 de 2018
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h