Scania vende à Ferrous 28 caminhões G 470 10×4, configuração pioneira no Brasil

Um lote de 28 caminhões G 470 10×4 da Scania foi a escolha da Ferrous Resources do Brasil para a renovação de sua frota. Os veículos estão em operação na mina de Viga, em Congonhas (Minas Gerais, Brasil), para transporte de minério de ferro. Pioneira na venda da configuração 10×4 no Brasil, quando em 2007 atendeu a um pedido da Vale, a Scania mais uma vez customiza a demanda de um cliente que busca a eficiência na rentabilidade e produtividade na mineração pesada.

Para pôr em prática uma operação mais rentável, a Ferrous fez estudos técnicos com alguns tipos de veículos, entre eles os caminhões extrapesados fora de estrada da linha amarela de 70 e 80 toneladas. “Trata-se de uma venda estratégica para a Scania. Especialmente porque o cliente fez uma comparação entre produtos”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Veículos Off Road da Scania no Brasil.

“Durante o processo de negociação, todas as solicitações e dúvidas técnicas levantadas pela equipe Ferrous foram esclarecidas pelo corpo técnico da Casa Scania Itaipu e da própria Scania”, afirma Thiago Ozorio, gerente de Operações da mina de Viga. “Dessa forma, garantimos que a aquisição da nova frota nos ofereça a melhor performance dos equipamentos.”

Configuração 10×4

Para tornar possível a configuração 10×4 da Scania é instalado no veículo 8×4 um quinto eixo direcional, que faz sua capacidade líquida ser aumentada para até 50 ton. Os 28 modelos G 470 10×4 adquiridos pela Ferrous foram montados com caçamba Rossetti de 22,5 metros cúbicos de capacidade. Todos trabalham no regime 24 horas em três turnos, com 20 caminhões diretos na mina de Viga e 8 no atendimento à movimentação interna de produtos. Cada veículo percorre cerca de 150 km por dia.

O G 470 10×4, que possui 10 pontos de apoio (quatro de tração e seis direcionais), tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 ton. O modelo é equipado com motor de 13 litros que oferece 470cv de potência e desenvolve torque de 2.400Nm. Para garantir operação eficiente e segura, o veículo possui caixa automatizada de marchas Scania Opticruise, controle de tração, freios ABS e sistema de frenagem auxiliar Scania Retarder. Ele ainda oferece arrefecimento da caixa de câmbio, sistema de proteção e aviso de sobrecarga da embreagem. A distância entre eixos é de 4.300mm. Na cabine, o motorista encontra, entre outros itens de conforto, ar-condicionado e coluna de direção ajustável.

Com os caminhões de tração 10×4, a Ferrous almeja extrair da mina de Viga em 2013 mais do que o dobro do minério obtido em 2012, quando foram movimentados 3,5 milhões de toneladas. “Para 2013, o previsto é retirar 7,6 milhões de toneladas de minério. Os caminhões deverão, ainda, transferir 4 milhões de toneladas na planta”, projeta Ozorio.

O caminhão Scania com tração 10×4 foi desenvolvido após uma consulta da Vale, que desejava aumentar a capacidade líquida de carga do transporte de minério de ferro para veículos de produção. Até então, a Scania possuía em seu mix de produtos fora de estrada a opção 8×4 com capacidade de 36 ton. Atualmente, a Vale possui mais de 200 unidades do Scania 10×4 em sua frota, que atuam em Minas Gerais e no Pará.

(LT)

Foto: Divulgação

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