Seca no Sul causa nova redução em estimativa da safra de soja

Mais uma vez as estimativas da safra de soja do período 2011/12 foram reduzidas. De acordo com a Agroconsult, diante dos efeitos da seca nas lavouras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a estimativa de safra caiu para 69,9 milhões de toneladas.

O último número, divulgado em 9 de fevereiro, era de 71 milhões de toneladas. “O prejuízo é grande no extremo oeste do Paraná, onde já avaliamos lavouras com equipe de técnicos do Rally da Safra 2012. Sabemos ainda que as perdas são grandes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde visitaremos as propriedades a partir desta semana”, explicou Marcos Rubin, analista da Agroconsult.

A Equipe 4 do Rally da Safra irá percorrer a região Sul até meados de março, garantindo assim dados mais precisos das perdas nos três estados. “Temos acompanhado a situação na região Sul antes mesmo do início do rally. No Paraná verificamos cenários distintos nas lavouras entre o sul do Estado, o oeste e o norte. No Rio Grande do Sul, esperamos encontrar diferentes situações entre as regiões nordeste e noroeste do Estado. Na região nordeste, assim como na região serrana de Santa Catarina, acreditamos que a produtividade seja um pouco melhor”, disse Rubin.

Já a Equipe 5 irá visitar lavouras no sudeste do Mato Grosso, sudoeste de Goiás e Minas Gerais e a expectativa inicial é de que as produtividades sejam muito boas.