Série especial Volvo Ocean Race do FH celebra a passagem da regata pelo Brasil

A tradicional competição de vela Volvo Ocean Race partirá para as estradas. Calma, pois isso não significa que veremos barcos ao nosso lado nas rodovias do Brasil. Veremos, sim, caminhões Volvo de uma nova série especial lançada pela marca sueca para homenagear a corrida aquática.

100 unidades do caminhão FH com cabine Globetrotter serão vendidos com pintura exclusiva, pacotes especiais de acabamento e de segurança e com motor nas opções de 460cv e 540cv. A série exclusiva marca a passagem pelo Brasil da maior regata mundial que leva o nome da empresa, principal patrocinadora do evento. Os barcos da regata partiram para Miami, próxima etapa da competição, neste domingo, dia 22.

“Esta é a mais difícil e importante regata mundial da atualidade. Superação de limites, respeito ao meio ambiente e desafios são temas diários na vida dos velejadores e também estão presentes na Volvo”, diz Roger Alm, presidente de vendas e marketing de caminhões da Volvo Latin America. “Fizemos esta série especial do FH para celebrar estes valores”, destaca o presidente.

A cabine é pintada na cor Azul Metálico Ocean Race e tem adesivos nas laterais mostrando ondas estilizadas, numa referência aos oceanos por onde passam os seis veleiros da regata. Ao lado da inscrição da potência do motor está o emblema da Volvo Ocean Race. O nome da competição também está estampado no letreiro superior da cabine.

A IronMark da Volvo está presente internamente, bordada no banco de couro, com detalhes em azul. O banco do motorista é elétrico, com memória para três posições, e ajustes de distância e altura, tem aquecimento e ventilação, e ajustes pneumático lateral e lombar. Outro detalhe que remete à regata é o prendedor de cortina, fabricado em corda naútica. “Além de ser o caminhão mais seguro e confortável do mercado, é o mais bonito”, orgulha-se o presidente, lembrando que a Volvo pensou em todos os detalhes ao desenvolver a nova série especial. O emblema da Volvo Ocean Race está impresso nos tapetes personalizados no interior da cabine e no console superior. As portas do FH série especial são revestidas em couro e bordadas com o mesmo design dos adesivos externos.

“Os veículos da Volvo Ocean Race têm também suspensão pneumática, um recurso extremamente importante para aumentar o conforto do motorista e a produtividade do transportador”, lembra Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. Além disso, este tipo de suspensão é muito útil para operações de logística, quando o motorista precisa atrelar e desatrelar o implemento mais rapidamente e voltar logo para a estrada. “E ainda aumenta a durabilidade de cargas mais frágeis ou vivas”, explica Menoncin.

O veículo da série VOR tem ainda, rodas de alumínio, freio motor VEB500, faróis de xenon, geladeira, mesa para trabalho, preparação para televisão, rádio com CD player, MP3, Bluetooth, controles no volante, saída USB, ar condicionado com controle de temperatura e volante revestido em couro.

O caminhão FH Volvo Ocean Race leva também o pacote completo de dispositivos de segurança da marca: ESP (Controle eletrônico de Estabilidade, que diminui o risco de capotamento em curvas), ACC (Piloto Automático Inteligente, que regula a velocidade do veículo de acordo com o trânsito), LKS (Monitoramento da faixa de rodagem, que emite sinal sonoro quando o caminhão cruza faixa sem sinalizar) e o LCS (Sensor de ponto cego – um radar que informa se há objeto do lado direito em trocas de faixa).

No mesmo pacote estão incluídos o EBS (Freio Eletrônico – uma unidade eletrônica analisa a situação para melhorar o desempenho da frenagem), o ABS (Freios antitravamento, que impedem o travamento das rodas em frenagem) e o DAS (Detector de Atenção – um sinal sonoro e uma mensagem alertam quando o sistema entende que o motorista está cansado).

Foto: Divulgação