Setor de transporte cria novas vagas de emprego no mês de setembro

Impulsionado pelo transporte de cargas, setor de transporte criou 5,3 mil novas vagas de emprego.

Ofertas de trabalho crescem no segmento de transporte.

​Os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que o setor de transporte vem contribuindo consistentemente para a geração de emprego no país.

Em setembro, foram criadas 5,3 mil vagas com carteira assinada — melhor resultado para o mês em 5 anos. O número é líquido, ou seja, obtido após o desconto das vagas fechadas no mesmo período.

O transporte rodoviário de cargas respondeu pela maior parte das oportunidades — foram 6,4 mil novas vagas, melhor desempenho desde 2010. No acumulado de janeiro a setembro, o segmento registrou 36,8 mil postos de trabalhos.
Isso evidencia o momento de retomada no mercado de trabalho formal após 3 anos de encolhimento. No saldo líquido dos primeiros nove meses do ano, o destaque negativo são os modais aquaviário e aéreo, além das atividades de entrega, que tiveram vagas destruídas. Em compensação, o segmento de armazenagem e atividades auxiliares dos transportes contribuiu com 7 mil novas vagas.