3% mais econômica, sexta geração da caixa I-Shift chega ao Brasil

Para a Volvo, esta é a maior evolução da caixa desde sua chegada ao Brasil, em 2003

A sexta geração da I-Shift possui 12 velocidades mais quatro a ré, além de outras duas opções para as linhas FH, FMX e FM PBT de até 300 toneladas (Foto: divulgação)
A sexta geração da I-Shift possui 12 velocidades (Foto: divulgação)

Menos de um ano após ser lançada na Europa, a sexta geração da caixa eletrônica I-Shift chega aos caminhões Volvo no Brasil. Há pelo menos duas semanas a nova transmissão está em produção na linha da fabricante em Curitiba (PR). Entre os benefícios do equipamento está uma redução de até 3% no consumo de combustível.

Para a Volvo, esta é a maior evolução da caixa desde sua chegada ao Brasil, em 2003. O que faz a empresa ter esta visão é a melhor integração da I-Shift com o caminhão, possibilitando trocas mais rápidas e precisas e, mais importante, um desempenho melhor nos veículos com motorização de 540 cv. “Como desenvolvemos e produzimos as transmissões e motores que equipam nossos caminhões, temos uma solução tecnológica muito mais eficiente”, explica Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Atualmente 100% dos FH que são fabricados pela Volvo em Curitiba (PR) são equipados com a I-Shift. Levando em conta as linhas FM e FMX, esse número vai para 99%. Já na linha VM este índice 84%. “Em uma jornada de oito horas de trabalho são em média 500 trocas de marchas. É mais conforto, menor esforço, com toda segurança e economia para o transportador”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil.

A sexta geração da I-Shift possui 12 velocidades mais quatro a ré, além de outras duas opções para as linhas FH, FMX e FM PBT de até 300 toneladas. A primeira é uma versão com 13 velocidades e uma super reduzida, com foco para situações severas. A outras é uma caixa com 14 marchas, indicada para operações de cargas indivisíveis, possibilitando ao caminhão rodar a velocidades muito baixas, de 0,5 a 2 km/h.