Simulado capacita equipes para atendimentos de emergência na Rodovia Dom Pedro

A Rota das Bandeiras participou na manhã do último dia 24 do simulado de um acidente com múltiplas vítimas na rodovia Dom Pedro I (SP-065), em Valinhos/SP. Coordenada pelo Corpo de Bombeiros, a ação mobilizou 45 pessoas e 18 viaturas de atendimento e resgate, além do helicóptero Águia da Polícia Militar, na pista marginal norte (sentido Anhanguera) da Dom Pedro I, na altura do km 122.
No cenário preparado para o simulado, as equipes envolvidas encontraram uma grave colisão envolvendo um ônibus, um caminhão, um veículo de passeio e uma motocicleta, com 15 vítimas em estado grave, algumas delas presas em ferragens.

O resgate e atendimento foram feitos por viaturas do Corpo de Bombeiros, da Rota das Bandeiras e do SAMU. Também participaram da atividade as equipes da Defesa Civil de Campinas e de Valinhos. Alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também colaboraram como as “vítimas” do simulado.

O simulado foi concluído em 40 minutos e, após o “resgate” das vítimas, representantes dos órgãos envolvidos se deslocaram até a sede da Rota das Bandeiras, em Itatiba, para avaliar a atividade.

Foto: Fernando Maia