Sistema TPMS da Toigo Importadora reduz consumo de combustível e preserva carcaça dos pneus

A fim de aumentar a durabilidade dos pneus e reduzir os custos de transportadoras, a Toigo Importadora desenvolveu um equipamento que informa automaticamente ao condutor a pressão e a temperatura de cada pneu. O TPMS (Sensores de Pressão e Temperatura de Pneus para veículos pesados) oferece várias informações sobre as condições dos pneus.

O equipamento é formado por um conjunto de sensores que são instalados nas válvulas de todos os pneus do veículo. O aparelho ainda possui um visor colorido de LCD, que é instalado no painel de instrumentos. Através dele é possível visualizar de maneira bastante simples o estado dos pneus. A luz verde indica que está tudo bem. Já a vermelha alerta o motorista de que é preciso checar os pneus ou veículo. O equipamento pode ainda ser conectado ao sistema de rastreamento do veículo alertando o gerente de frota sobre qualquer problema nos pneus do veículo e auxiliando assim na programação e controle da manutenção dos veículos de sua frota. Para empresas que não possuem rastreamento o sistema permite ao gerente de frota verificar ou ser alertado sobre qualquer anomalia no veículo desde que o mesmo esteja em uma região pré- determinada e equipada com o sistema da Toigo. O período de garantia oferecido é de um ano.

Segundo a Toigo Importadora, aproximadamente, 85% das paradas oriundas de problemas nos pneus começam com pequenos vazamentos de ar e, até então, a única maneira de avaliar essas alterações era bater um martelo no componente. Através do novo sistema o motorista é avisado em tempo real quando essa pequena perda de ar começa a acontecer com o veículo em movimento, evitando rodar com pressões muito baixas/altas que possam danificar a sua carcaça. “Dessa forma, o transportador consegue reduzir até 4% o consumo de combustível e 25% de desgaste dos pneus”, diz Frederico Toigo, diretor da Toigo Importadora.
Mais informações sobre o equipamento:
– Indica o nível de bateria dos sensores dos pneus;
– Indica temperatura individual dos pneus;
– Indica pressão individual dos pneus;
– Indica o nível de bateria do veículo;
– Indica a intensidade do sinal dos sensores dos pneus;
– Atende qualquer tipo de veículo até 27 pneus;
– Disponível para pressão nominal de 28 a 188 psi;
– Vida útil dos sensores de 5 a 7 anos de acordo com o ambiente;
– Utiliza válvulas de pneus comum disponível em qualquer loja do ramo;
– Garantia de um ano contra defeitos de fabricação;
– Possibilidade de integração com sistema de rastreamento de frota (saída RS-232);
– Pode ser utilizado com nitrogênio;
– Usa sistema sem-fio (wireless) para transmitir os dados do pneu.

Foto: Divulgação/Toigo