Levantamento mostra que sono ao volante foi causa de 283 acidentes na Fernão Dias em 2017

Arteris Fernão Dias realiza ação educativa para alertar os motoristas sobre os riscos da sonolência ao volante

De acordo com os dados do Centro de Controle de Operações da Arteris Fernão Dias, em 2017, 283 acidentes ocorreram porque o motorista dormiu ao volante. O número é 10% inferior ao registrado em 2016.

Além disso, as colisões traseiras, um dos tipos de acidente provocados pela sonolência, representaram 19,6% do total de acidentes verificado no ano passado. Dessa porcentagem, 645 episódios envolveram veículos pesados, o que corresponde a aproximadamente 40% do total de colisões traseiras.

Campanha

Com o objetivo de reduzir o índice de colisões traseiras e alertar os motoristas sobre os riscos da sonolência ao volante, a Arteris Fernão Dias irá realizar uma ação educativa na terça-feira (27) e na quarta-feira (28) na rodovia Fernão Dias, em Atibaia (SP).

Durante a campanha, os caminhoneiros serão abordados no posto Dom Pedro localizado no km 28, da BR 381, na pista sentido Belo Horizonte, entre 19h e 24h, período em que grande parte dos motoristas de caminhões e carretas realiza paradas.

Uma equipe da concessionária prestará diversas orientações aos motoristas, como o tempo correto de descanso e a importância de evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência.

“Hipnose Viária”

“Mesmo com a legislação de 2015 garantindo ao caminhoneiro jornada de trabalho diária de 8h, descanso por um período de 11h e uma parada de 30min a cada 6h horas de direção, é possível perceber que esta regra ainda não é respeitada e muitos acabam dirigindo em condições de sonolência, arriscando a própria vida e a de outras pessoas que estão no caminho”, relata Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da Concessionária.

As pausas ajudam os motoristas a combaterem um fenômeno chamado ‘hipnose viária’. Isso acontece quando o condutor está dirigindo, mas tem a sensação de não estar fazendo isso. Como se perdesse a noção do tempo. “Para não passar por isso, a única solução é fazer paradas na estrada, alongar o corpo e, se possível, revezar o lugar do volante com outra pessoa”, alerta o diretor.

Além das orientações, a equipe de atendimento pré-hospitalar da Autopista Fernão Dias fará uma breve avaliação de saúde com a aferição da pressão arterial e do IMC (índice de massa corpórea), fatores de saúde que contribuem para o aumento do risco de acidentes. Também será realizada uma ação de inspeção veicular nos caminhões, com troca de lâmpadas queimadas de faróis e lanternas.

Serviço:

Campanha Acorda Motorista

Quando: dias 27 e 28 de abril, das 19h às 24h

Onde: BR – 381 – Rodovia Fernão Dias, km 28 – pista Norte – Posto Dom Pedro – Atibaia/SP