Conheça o T-pod, o caminhão autônomo sem cabine

T-pod

A empresa sueca Einride revelou oficialmente o primeiro protótipo de seu veículo elétrico autônomo.

Anunciado em abril, o T-pod é promovido como sendo mais do que um simples caminhão elétrico e autônomo. Ele é divulgado como “um novo sistema de transporte”. O plano é ter uma frota ativa de 200 unidades na Suécia até 2020.

Cada pod tem 7 metros de comprimento e pode conter 15 paletes e capacidade de tração de 20 toneladas. A autonomia é de quase 200 km e a Einride desenvolve estações de carregamento compatíveis para alimentar os veículos.

Um dos diferenciais mais notáveis ​​do T-pod é que não há espaço físico dentro do T-pod para um condutor se sentar e, portanto, não precisa de janelas.

Outra faceta chave do caminhão é que ele adota uma abordagem híbrida de direção. Nas rodovias, o veículo é projetado para dirigir-se. Quando está em trecho urbano, ele muda para o controle remoto.

A empresa afirma que já ocupou 60% dos 200 T-pods que viajarão na primeira rota entre Gotemburgo e Helsingborg. Há planos para transportar até 2.000.000 de paletes por ano.

“Estamos agora em um momento crucial para não só o negócio Einride, mas para o futuro dos transportes”, explicou o CEO da Einride, Robert Falck. “Através da tecnologia, fomos capazes de criar um sistema para o futuro, mas envolve bravura e dedicação de pessoas de todo o mundo, aceitar essa mudança também é sua responsabilidade e colocar o sistema T-pod em prática”.