Tela de Bloqueio promete eficiência em segurança no acesso a áreas restritas

Tela de bloqueio previne intrusões em compartimentos de cargas (caminhões), valores (cofres) e assaltos a condomínio (Foto:divulgação)
Tela de bloqueio previne intrusões em compartimentos de cargas, valores (cofres) e assaltos a condomínio (Foto:divulgação)

O engenheiro Tarcísio Melo desenvolveu uma solução inédita para a prevenção de intrusões em compartimentos de cargas (caminhões), valores (cofres) e assaltos a condomínio. A Tela de Bloqueio é uma tela energizada flexível que permite a passagem de veículos e protege os seus ocupantes de possíveis descargas elétricas.

A Tela de Bloqueio tem como seu aliado o princípio físico da Gaiola de Faraday, experimento conduzido por Michael Faraday para mostrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior, já que as cargas se distribuem de forma homogênea na área externa da superfície condutora.

O equipamento pode ser acionado de forma manual, por meio de botoeira, controle remoto ou sensor de proximidade. No caso de instalações fixas, pode ser desligada para permitir a passagem de pessoas.

A tela pode ser instalada em qualquer local em que pretende impedir o acesso de pessoas não autorizadas. Pensado para a instalação em residências, o equipamento também pode ser usado em caminhões, carros fortes, cofres e galpões.

Atualmente, o produto ainda não é comercializado, mas já recebeu convites de parceria para produção comercial. A inovação também foi premiada na 7ª edição do Acelera Startup, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), concurso que incentiva o empreendedorismo inovador e aproxima projetos e empresas de investidores.

“A Tela de Bloqueio demonstra o interesse da sociedade em soluções eficazes para prevenir intrusões seja em residências, condomínios ou também a compartimentos de carga, cofres ou indústrias. Já recebemos várias demandas de pessoas e empresas que desejam adquirir o produto e isso deve ser percebido como uma boa opção de investimento”, afirma Tarcísio, responsável pela Tela de Bloqueio.