Terceira faixa melhora fluxo no trecho paranaense da BR-163

A Superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Paraná liberou nesta semana os 2.520 metros de terceira faixa na BR-163 na altura do Km 287, em Marechal Cândido Rondon. Este é o primeiro dos quatro trechos que devem receber a melhoria na rodovia em restauração, entre Marechal Rondon e Guairá, na região oeste paranaense.

De acordo com o DNIT, no total serão construídos 12,7 quilômetros de terceira faixa. “Temos ainda outras intervenções previstas no projeto que trarão melhorias significativas para o trecho, colaborando para a redução das filas de veículos e das ultrapassagens perigosas”, resume o Superintendente do órgão na região, José da Silva Tiago.

Iniciadas em setembro de 2011, as obras foram licitadas ao valor de R$ 114 milhões, e devem ser concluídas em 2013. Além da restauração do pavimento, o projeto prevê a implantação de 45 quilômetros de acostamentos, a duplicação de 5,4 quilômetros no perímetro urbano de Marechal Cândido Rondon e a adequação de três das principais intersecções no segmento.

A BR-163, no trecho em restauração, é utilizada principalmente por veículos pesados vindos de Mato Grosso do Sul. O estudo de tráfego, acompanhado pelo DNIT, revela que cerca de 380 mil veículos de carga trafegam por ano neste trecho. Os veículos pesados poderão usar as terceiras faixas, facilitando o deslocamento dos mais leves nas ultrapassagens.

Foto: DNIT Paraná