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Com terceiro eixo instalado de fábrica, Mercedes-Benz oferece no Accelo 1316 garantia de qualidade e performance para uma demanda já consagrada no mercado.
Em 2011 a Mercedes-Benz apresentava ao mercado a nova linha Euro 5 de veículos, incluindo dois novos modelos da família Accelo: o 815 e o 1016. Desde então o segmento de leves cresceu, impulsionado pelas restrições veiculares nos grandes centros urbanos. Muitas transportadoras passaram a equipar também seus veículos leves com terceiro eixo para aumentar a capacidade de carga, fazendo com que os VUCs (Veículos Urbanos de Carga) ficassem mais próximos dos médios. Em 2015, após quatro anos incentivando esta prática, a Mercedes-Benz lançou oficialmente uma versão do Accelo com terceiro eixo de fábrica, o Accelo 1316.
“A linha Accelo é uma linha criada para distribuição urbana. Ele tem esse DNA, para entrar nos grandes centros, um carro mais simples de dirigir”, afirma Wilson Baptistucci, engenheiro de Marketing de Produtos da Mercedes-Benz, que destaca a presença da empresa nesta tendência desde o lançamento da linha Euro 5. “(Em 2011) Nós divulgamos que o carro poderia receber o terceiro eixo, mas já começamos a plantar uma semente de possibilidade no mercado, e daí percebemos que clientes estavam fazendo essa adaptação no mercado”.
O ganho de produtividade do veículo com o terceiro eixo não se dá só pela três toneladas a mais de PBT (peso bruto total), indo de 10t para 13t. “O Accelo 1316 traz vantagens importantes em relação a um veículo médio de 15, 16 toneladas. A altura e o acesso à cabine são pontos importantes para a distribuição urbana, por ser um caminhão mais compacto ele entra em lugares onde o médio tradicional não poderia entrar”, explica o engenheiro.
A equipe do Brasil Caminhoneiro e do Portal das Estradas teve a oportunidade de testar o Accelo 1316. E nossas primeiras impressões do modelo demonstram bem a vocação urbana dele. O ataque em subidas e a manobrabilidade permitem que ele trafegue por ruas urbanas sem atrapalhar o trânsito local.
Outro ponto importante é o peso no bolso do transportador. Além de ser um modelo mais barato que os médios tradicionais (com preço sugerido partindo de R$178.229), o DNA de caminhão leve faz do Accelo 1316 um veículo econômico também no consumo de combustível e na manutenção.
O Accelo 1316 é indicado para o transporte de bebidas, frigorificados, fracionados ou paletizados, plataformas de auto-socorro, hortifruti, eletrodomésticos e móveis.