No mundo das grandes transportadoras, a digitalização veio para ficar e prova disso é o investimento de R$ 25 milhões que a TORA Transportes está fazendo para criar a TORA Digital. Esta é uma plataforma que já nasce com o título de “maior transportadora Uber Freight-like” do mundo. O anúncio foi feito durante a edição de 2019 da feira Intermodal South America, que aconteceu em março na cidade de São Paulo.

Isso significa que a grande operação com terceiros da TORA, que contrata cerca de 2,5 mil carreteiros (transportadores autônomos de cargas) por mês, passará a ser realizada por um sistema digital criado pela equipe do TruckPad, o maior aplicativo para caminhoneiros do Brasil.

“Escolhemos a TruckPad dentre inúmeras startups existentes pois consideramos que é uma empresa de primeira linha, que tem amplo conhecimento técnico e ferramentas atualizadas e ideais para darmos início à nossa transformação digital. Por meio da parceria que estamos firmando com a empresa, estaremos investindo pesado para criar nosso serviço ‘TORA Digital’, pois a nossa empresa, que é muito tradicional e que já tem décadas de mercado, sempre inovou e sempre buscou as melhores práticas em sua trajetória. Com isso esperamos otimizar recursos, diminuir tempos operacionais e melhorar a nossa performance na contratação dos autônomos. Isso ainda aliado à importante ajuda que ofereceremos aos nossos caminhoneiros parceiros na busca por cargas de retorno, evitando que rodem vazios procurando por fretes”, diz Janaína Araújo, diretora-Presidente da TORA Transportes.

Tecnologia a serviço do transporte de cargas

Os algoritmos e toda estrutura já criados pelo TruckPad – em seus vários anos de atuação no mercado – serão o ponto de partida para a criação do serviço “TORA Digital”. Segundo a empresa, os R$ 25 milhões serão investidos ao longo de dois anos em várias startups e outras iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de seu sistema, para a criação de novos parâmetros digitais e para o fomento da nova tecnologia.

“A TORA está seguindo uma tendência de mercado que é buscar soluções digitais para aumentar sua performance operacional e fazer algo que já funciona bem ter ainda mais agilidade e dar maior visibilidade em seus processos. Estamos colocando todo o know-how do TruckPad neste projeto, que representa o maior investimento em tecnologia digital já feito por uma empresa tradicional do setor de transporte de cargas brasileiro. Antes, as empresas buscavam investimentos em tecnologia com apenas um grande fornecedor. Agora, na era digital, investir em startups e na busca de diversas pequenas soluções para alavancar seu negócio é o novo mindset “, diz Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad, sistema que já tem mais de 900 mil downloads de seu app em todo o Brasil.

O investimento sem precedentes da transportadora em seu novo serviço digital promete transformar a empresa e criar um novo negócio 2.0: “não iremos somente gerenciar a contratação de caminhoneiros autônomos, e, sim, utilizar todas as modernas ferramentas de mobilidade para estabelecer um novo padrão de excelência operacional, digitalizando todas as etapas do processo e construindo um Big Data – que alimentará constantemente o Business Intelligence da empresa. É um novo produto TORA no mercado, uma nova era no setor e um novo modelo de negócios para o transporte de cargas brasileiro”, diz a presidente da TORA.