A BR-163, no trecho entre o município de Novo Progresso e o distrito de Moraes de Almeida, em Itaituba, no Pará, começou a ser liberada. Primeiramente, puderam seguir viagem os caminhões vazios que retornavam do Porto de Miritituba. Mais de 1.200 veículos já passaram pelo trecho, segundo o Ministério da Infraestrutura. Depois, foram liberados os veículos carregados para seguirem viagem em direção ao Porto.

Cerca de 180 km de estrada ficaram com o tráfego prejudicado em razão das fortes chuvas e da falta de pavimentação. Aproximadamente 3.500 caminhões chegaram a ficar parados devido ao problema, durante o feriado de Carnaval. O Exército Brasileiro ofereceu assistência aos caminhoneiros.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi ao Pará, nessa quarta-feira (06), para vistoriar os pontos críticos ainda não pavimentados da BR-163. O Ministério anunciou que, durante o inverno amazônico – período que vai de dezembro a maio, quando as chuvas são mais intensas na região Norte -, o trânsito ocorrerá alternadamente em sentido único.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) receberá reforços de policiais e veículos para auxiliar no controle de tráfego.

Ainda segundo Tarcísio Gomes de Freitas, a rodovia é prioridade do Ministério em 2019, porque boa parte da produção de grãos do Mato Grosso sobe por ali até o Porto de Miritituba, no Pará.

Fonte: Agência CNT.