A Voith Turbo lançou oficialmente no Brasil a Diwa.6. O equipamento está em linha com o mercado e atende aspectos de redução de custos e emissões de CO². A Diwa.6 alia eficiência com a proteção ao meio ambiente.

“A Voith busca desenvolver seus produtos com foco em confiabilidade, eficiência energética e menor emissão de poluentes”, explica Rogério Pires, Diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo no Brasil. “A nova geração da transmissão automática Diwa surge do aprimoramento de nossas soluções de mobilidade pensando em maior geração de valor para a sociedade”.

Com desenvolvimento ainda baseado na aplicação de ônibus de ciclo urbano, a transmissão automática Diwa.6 mantém o consagrado princípio de aceleração e frenagem em circuito hidrodinâmico único além da combinação de transmissão continuamente variável (CVT) e convencional que proporciona menor frequência de trocas de marchas e menor desgaste em todo o sistema.

A Diwa.6 oferece como principais novidades uma maior capacidade de transmissão de torque, carcaça reforçada para redução de ruídos e vibrações, circuito de óleo com controle variável de pressão, amortecedor de vibrações torcionais otimizado e novos sensores que permitem maior precisão nas trocas de marchas além de assistência para partida em rampa.

Neutro automático durante parada (ANS) com interrupção total de fluxo e comando eletrônico digital com sensor de inclinação integrado (SENSOTOP) seguem como funcionalidades exclusivas herdadas da geração anterior das transmissões automáticas Voith.

A Diwa.6 nasce já preparada para futuras aplicações com sistemas start-stop e conta ainda com a ferramenta de diagnose via Bluetooth de última geração ALADIN e possibilidade de monitoramento remoto através do sistema Voith SmartNet de telemetria.

Experiência e atendimentos exclusivos

A Voith Turbo conta com 25 anos de experiência no mercado de veículos comerciais na América do Sul e conta hoje com mais de 12 mil transmissões automáticas Diwa em operação na região, seja em trânsito misto ou BRTs. As soluções da Voith têm comprovado sua robustez e eficiência mesmo nas condições mais severas de trafego urbano e volume de passageiros existentes no continente.

A estratégia de serviços oferecidos no pós-venda está baseada no acompanhamento do ciclo de vida do veículo e disponibiliza empresas da própria Voith (serviço de fábrica) em combinação com a rede de serviço dos fabricantes de veículos. Em busca da melhor relação de custo por quilômetro, a prioridade está na disponibilidade do veículo.

“O acompanhamento técnico da Voith Turbo vai desde a conceituação do veículo, passando por toda a validação local de aplicação e acompanhamento integral da operação até o fim da vida do veículo, inclusive cuidando de aspectos de descarte de componentes. Nossos produtos e serviços visam a melhor relação custo-benefício e buscamos manter a maior integração possível com nossos clientes”, finaliza Pires.