Transportadora incentiva a participação feminina na área de transporte

CargoX aumenta em 10% o valor pago por frete para caminhoneiras

O intuito é incentivar uma maior representatividade das mulheres na profissão. (Foto: Istock)
Iniciativa visa incentivar o ingresso de mulheres na profissão (Foto: Istock)

O intuito é incentivar uma maior representatividade das mulheres na profissão. Recente pesquisa da empresa mostrou que, atualmente, existem cerca de 1,2 milhão de motoristas no transporte rodoviário de cargas, mas apenas 2% são mulheres.

Relacionada: Criador do Uber entra no mercado brasileiro de transporte rodoviário de cargas

Segundo Alan Rubio, diretor de Transportes da CargoX, a vida na boleia é um desafio ainda maior para as mulheres, por conta da rotina pesada de viagens constantes, muitas vezes com paradas para descanso em condições ruins e sem segurança, além de enfrentarem preconceitos.

“É evidente que este cenário desestimula o ingresso das mulheres à profissão, mas uma vez superada as dificuldades, mostram-se capazes de realizar a tarefa com perfeição”, comenta.

Veja também: Bruna Viola lança novo disco no estúdio do Rádio Siga Bem Caminhoneiro

Ainda de acordo com Rubio, algumas empresas que já atuam com caminhoneiras tiveram uma redução nos casos de multa de trânsito e acidentes. “As mulheres são mais cautelosas e o trato com os clientes também é outro diferencial. Elas estão conquistando o respeito merecido e acreditamos que essa mudança já é bem vista pelos companheiros de estrada, que em alguns casos são os principais motivadores das esposas e parentes entrarem na profissão”, explica.

As caminhoneiras autônomas interessadas em carregar com a CargoX devem acessar o site da empresa e solicitar o cadastro. Após essa etapa, recebem as instruções para envio da documentação, que ainda assim deverá passar pela aprovação da equipe da transportadora.

- Publicidade -