Trecho pesquisado na Serra do Azeite, em São Paulo, apontou 358 acidentes

A Autopista Régis Bittencourt e a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Departamento de Transporte da Escola de Engenharia de São Carlos, desenvolveram estudo desde março de 2011 que visa reduzir a quantidade e gravidade de acidentes, e está previsto para ser concluído em agosto deste ano.

A pesquisa analisa o trecho entre o km 515,1 e o km 513,4 da pista sentido São Paulo, na região da Serra do Azeite, em Barra do Turvo/SP, e tem a coordenação da Gerência de Sinalização e Segurança Viária da OHL Brasil. O trecho pesquisado tem um histórico de 358 acidentes no período de setembro de 2008 a março de 2011, quase 11 acidentes por mês.

O objetivo principal é identificar ações para reduzir os acidentes no trecho crítico, implantar melhorias de baixo custo e, por fim, comparar os níveis de acidentalidade antes e depois da aplicação das intervenções mediante a aplicação de metodologia científica.

Durante o estudo foram realizadas ações de melhoria do pavimento com serviços de fresagem, reparos localizados e aplicação de microrrevestimento asfáltico em todo o segmento, visando aumentar o fator de aderência entre os pneus e o pavimento nas curvas. Foi implantada sinalização vertical e horizontal de alto impacto visual, por meio de placas compostas de advertência/regulamentação de velocidade adequada ao traçado da rodovia, marcadores de alinhamento nas curvas, pintura de faixas, tachas refletivas e zebrados. Também foram colocados novos dispositivos laterais de contenção, como barreiras de concreto e defensas metálicas em complemento aos já existentes, para minimizar a severidade dos acidentes associados a saídas de pista.


Foto: ilustração

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