Trechos da Dom Pedro I, em Campinas, terão interdição ao tráfego a partir de segunda-feira

A partir de hoje (22), dois trechos da rodovia Dom Pedro I (SP-065), em Campinas, contarão com restrições ao tráfego. Do km 137 ao 137,5, próximo ao Parque Dom Pedro Shopping, e do km 139,45 ao 140,25, na altura do Ceasa, a faixa da direita ficará interditada por sete dias para obras de recuperação especial do pavimento. Nos dois casos, os trabalhos serão realizados na pista norte, sentido Anhanguera.

A interdição pelo período de uma semana se faz necessária, uma vez que a recuperação especial, ao contrário de uma simples operação tapa-buraco, é capaz de reabilitar camadas profundas do pavimento da rodovia. Nesse processo, os profissionais da Rota das Bandeiras, concessionária responsável pelo trecho, realizam a abertura de uma caixa de 38 centímetros. Desse espaço, 30 centímetros são preenchidos com brita (pedras) misturada a cimento. Essa combinação precisa de cerca sete dias de cura (secagem). Depois, os outros oito centímetros são preenchidos com asfalto.

Em junho deste ano, a Rota das Bandeiras iniciou a recuperação especial do pavimento da Dom Pedro I entre os kms 113 (divisa de Itatiba com Valinhos) e 145 (Campinas), com um investimento total de R$ 25 milhões. Como trata-se de um trecho longo, a concessionária vem realizando interdições em espaços alternados, como uma forma de afetar da menor maneira possível o tráfego na via.

Durante o período de realização dos trabalhos, a Rota das Bandeiras aconselha aos motoristas a utilização das vias marginais existentes nos dois trechos em obras. “No entanto, nós solicitamos aos usuários que, quando tiverem outra opção de caminho, evitem passar pela região, já que é possível a formação de lentidão, principalmente nos horários de pico”, alerta o gestor de tráfego da concessionária, José Carlos Guimarães.

Para auxiliar os motoristas, a Rota das Bandeiras sinalizará os dois pontos. Os motoristas devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção ao transitar pelos trechos, como uma forma de reduzir o risco de acidentes.

A pista sentido Anhanguera da Dom Pedro I, no trecho de Campinas, costuma contar com maior movimento na parte da tarde, a partir das 17h, quando os motoristas fazem a volta para casa, após o expediente de trabalho.

(EH)

Foto: Divulgação

- Publicidade -