Região do Triângulo Mineiro é promessa de grandes oportunidades de negócios

Principais indústrias instaladas no Triângulo Mineiro estão ligadas aos setores de processamento de alimentos, açúcar, álcool e de fertilizantes

Estamos numa das regiões mais prósperas de Minas Gerais, formada principalmente pelas cidades de Uberlândia, Uberaba, Araxá, Araguari e Ituiutaba. É uma região de grandes oportunidades econômicas e porta de entrada para o serrado. As principais indústrias instaladas estão ligadas aos setores de processamento de alimentos, açúcar, álcool e de fertilizantes. De acordo com o IBGE, é a região que mais tem recebimento investimentos e mais empregos tem gerado.

Chegamos à região pela BR-050, em Uberaba. As obras de construções de uma ponte exigem atenção da turma da estrada, mas são as estradas estaduais que andam esquecidas. A LMG-749 tá com o pavimento deteriorado. De volta à BR-050, chegamos à Uberlândia, segundo maior município mineiro. O distrito industrial é ponto de encontro do estradeiros em busca de trabalho.

Veja também: Crescimento de Ribeirão Preto gera muitas oportunidades de negócios

30 km adiante fica o Terminal Integrador Araguari, um dos maiores do país no transbordo de grãos e fertilizantes da América Latina. De lá saem por dia três trens com 80 vagões carregados com soja, milho e farelo rumo ao Porto de Tubarão, em Vitória (ES). São descarregadas, em média, 550 carretas todos os dias.

Como a viagem até o terminal é mais curta, dá pra fazer mais fretes durante o puxa dos grãos. O pátio de triagem tem capacidade para 800 caminhões e com uma boa estrutura para o caminhoneiro. A turma que passa pela região tá otimista, já que a ampliação da malha ferroviária para outros portos e fronteiras agrícolas prometem trazer em breve mais oportunidades de trabalhos para todo mundo.

Confira a matéria de Fernando Richeti!