Um automático que encara qualquer terreno

por Fábio Rogério
da Redação do Portal

Enquanto o Brasil assiste ao domínio de caixas automatizados na produção de caminhões pesados, há espaço também para exclusividades, como é o caso da caixa de transmissão automática. O produto é instalado principalmente em veículos voltados para operações especiais, como as de bombeiros e combate a acidentes aéreo-portuários.

Um exemplo dessa exclusividade é o P420 CB4x4HHZ. Com peso bruto total de 22 toneladas, possui motor de 12 litros com 420 cavalos de potência, transmissão automática GA867 e freios ABS. Vem equipado com um três tipos de tanque: um de água (com 6.100 litros), um de espuma (com 800 litros) e um de pó (capaz de levar 110 quilos. Os pneus traseiros têm rodado simples.

“Nesses casos, a caixa automática rende muito bem. É trata-se de uma produção exclusiva. São caminhões pesados, 4×4, ou 6×6, utilizados em operações de resgate de acidente aéreo, com tração para passar por obstáculos difíceis. Quem conduz deve ter total atenção à direção. Desse especial, a Scania produz cerca de 20 a 30 unidades por ano”, diz Marcel do Prado, engenheiro que atua na área de Portfólio do Produto da fabricante.

Foto: Divulgação Scania

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