00:00 – O apito da Maria Fumaça evoca nostalgia e fascínio. A locomotiva de 130 anos é uma atração turística no interior de São Paulo.
00:43 – O maquinista Pedrão revela sua paixão por trens desde a infância, influenciado por seu bisavô que trabalhou na ferrovia.
01:19 – A locomotiva precisa de 5 horas de queima de lenha para gerar vapor e mais uma hora para preparação antes de operar.
02:39 – O funcionamento da máquina depende do vapor gerado na caldeira, que movimenta os pistões e impulsiona a locomotiva.
03:18 – Fabricada em 1895 nos EUA, a locomotiva tem 300-350 HP e operava na região de São Carlos, diferente de outras voltadas para força bruta.
04:27 – O trem turístico parte de Campinas rumo a Jaguariúna, cruzando fazendas de café, rios e estações históricas preservadas pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
07:19 – Durante o passeio, os guias compartilham histórias sobre o passado ferroviário e a importância da Maria Fumaça na cultura brasileira.
08:02 – A restauração da locomotiva exige fabricação manual de peças, já que não há mais reposição no mercado.
10:45 – O declínio das ferrovias no Brasil ocorreu devido à falta de investimentos e prioridade para rodovias e caminhões. O passeio ajuda a resgatar a memória ferroviária.
12:22 – Alguns voluntários trabalham na manutenção da ferrovia por paixão, conciliando com suas profissões e mantendo viva a história do trem.