União garante R$ 3 bilhões para grandes eixos de transporte de São Paulo

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta semana investimentos federais de R$ 3,05 bilhões no Estado de São Paulo, destinados à modernização e ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná e à construção do Rodoanel de São Paulo.

Entres os recursos, R$ 900 milhões são oriundos do PAC 2 e serão destinados às obras da Hidrovia Tietê-Paraná, R$ 432,31 milhões à construção de barcaças e empurradores e R$ 1,71 bilhão de aporte federal para a construção do Trecho Norte do Rodoanel de São Paulo.

Prevista para março de 2012 e com um custo total de R$ 6,11 bilhões (em valores de março de 2011), a obra do Rodoanel receberá R$ 1,71 bilhão do Governo Federal. O restante será custeado pelo governo de São Paulo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com 44 quilômetros, o trecho Norte da pista será o último a ser construído. A previsão de término é novembro de 2014.

O Trecho Norte ligará o final do trecho Leste – na intersecção com a rodovia Presidente Dutra – à avenida Raimundo Pereira Magalhães, no início do trecho Oeste. Terá ainda interligações ao aeroporto internacional de Guarulhos, à rodovia Fernão Dias e ao acesso à avenida Inajá de Souza, na zona norte da capital.

A União estima que a obra deve beneficiar 19 milhões de pessoas, pois seus viadutos e túneis facilitarão a retirada do transporte de cargas do perímetro urbano, diminuindo congestionamentos e tempos de viagens, e eliminando entraves para o escoamento da produção pelos portos da região.

Licitação

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A. de São Paulo) publicou na quarta-feira, 14/09, os Editais de Pré-Qualificação para contratação de obras de implantação do Trecho Norte. A licitação pública será internacional e seguirá as regras do BID, um dos financiadores do empreendimento, conforme regulamentado pelo artigo 42 da Lei de Licitações (Lei 8.666/93).

Segundo o edital de pré-qualificação, as obras serão divididas em seis lotes, com previsão de conclusão em 32 meses (para os lotes de 1 a 5) e  26 meses para o lote 6 (o único sem túneis). Como o início das obras é previsto para março de 2012, estima-se que todo o Rodoanel esteja concluído em novembro de 2014.

A divisão dos seis lotes do Trecho Norte

Lote 1 – A extensão será de 6,42 quilômetros (com início na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, final do Trecho Oeste). Neste trecho será construído um túnel de 1.150 metros e 13 Obras de Artes Especiais (as OAEs, que podem ser pontes, túneis ou viadutos).

Lote 2 – Extensão de 4,88 quilômetros situados dentro do município de São Paulo. Nesse lote serão construídos dois túneis: com 350 metros e 850 metros e 08 OAE.

Lote 3 – Nesse trecho as obras serão em 3,62 quilômetros de extensão e situa-se dentro do município de São Paulo. Serão construídos dois túneis com 1.650 metros e 1.070 metros e 02 OAE.

Lote 4 – Esse trecho terá extensão de 9,10 quilômetros e passará pelos municípios de São Paulo e Guarulhos, fazendo a intersecção com a rodovia Fernão Dias. O túnel nesse trecho terá 290 metros de extensão e 35 OAE.

Lote 5 – A extensão desse trecho é de 7,88 quilômetros e situa-se no município de Guarulhos.  Neste lote será construído um túnel de 1.087 metros e 15 OAE.

Lote 6 – Esse trecho terá 11,96 quilômetros de extensão entre as cidades de Guarulhos e Arujá, finalizando o trecho na Rodovia Presidente Dutra, ligando assim o trecho Leste do Rodoanel. Não há túnel nesse lote, mas 38 OAE.

Foto: Reprodução

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