Vendas de pneus sobem 1,3% no primeiro semestre de 2014

A baixa nos mercados de, automóveis, caminhões e implementos em 2014 parece não ter afetado a indústria de pneus. No primeiro semestre deste ano, o segmento apresentou leve e relação a 2013, ano recorde do setor. O resultado é fruto do bom desempenho do mercado de reposição e da recuperação das exportações, o que leva a indústria a alta de 1,3%, com mais de 37 milhões de unidades vendidas de acordo com dados da Anip, entidade que representa as empresas do setor.

No mesmo período, a produção nacional de pneus subiu 3,9%, para 35,1 milhões de unidades até junho. A alta ignora a redução de compras das fabricantes da indústria automotiva. Elas reduziram as compras em 18%, mas os volumes no mercado de reposição, que representa mais da metade do total, tiveram alta de 10,9%, para 21,2 milhões de pneus em seis meses.

Da mesma forma, as exportações, de 6,6 milhões de unidades no primeiro semestre, subiram 7,6% em relação a um ano atrás. Mesmo assim, o setor ainda registra déficit comercial – agora em US$ 117,8 milhões -, já que as importações passaram de 18 milhões de pneus entre janeiro e junho.

- Publicidade -