Vendas de utilitários da Renault cresce em 2013

A Renault vem registrando vendas crescentes de seus comerciais leves no Brasil nos últimos cinco anos. Nesse período, houve um aumento percentual de 210,6% somente com os emplacamentos de dois modelos: a multivan Kangoo e a Master, que pode ser configurada em van, furgão ou chassi-cabine.

Na Europa, a Renault lidera o segmento de comerciais leves há 14 anos e em 2013 vendeu 224,8 mil unidades. Segundo a empresa, há planos de lançarem no País uma picape leve. No ano passado, enquanto o mercado brasileiro de automóveis caiu 2,4%, o de comerciais leves cresceu 2,8%, para 533 mil unidades. Nesse cenário, a Renault aproveitou melhor a expansão, com avanço de quase 10% nas vendas de Kangoo e Master em comparação com 2012. A participação da marca no segmento, que era de 11,7% em 2008, subiu: 19% em 2012, e 22% no ano passado.

Para Gustavo Schmidt, vice-presidente comercial da Renault do Brasil, a empresa se vale de muitos fatores para manter este sucesso. O pós-venda é um deles: o número de concessionárias da marca no País saltou de 175 em 2010 para 275 em 2013, e a meta para 2014 é chegar a 294 pontos. Além disso, em 2013 a empresa lançou as lojas Renault Pro+, especializadas nas vendas de comerciais leves e manutenção dirigida a esses veículos. “Já estão em operação 53 concessionárias Pro+ e deveremos chegar a 63 este ano”, aponta Schmidt. No mundo todo, a Renault tem 520 concessionárias Pro+ e deve acrescentar mais 60 pontos a este número até o fim de 2014.

A Divisão de Veículos Utilitários da Renault produz veículos em sete fábricas no mundo (incluindo duas na América do Sul, no Brasil e Argentina). Em 2013 as vendas globais de comerciais leves da marca somaram 400,5 mil unidades, em expansão de 7,8% sobre 2012. A participação de mercado caiu um pouco, para 14,5%, mas foi suficiente para manter a Renault como líder do segmento de comerciais leves.

- Publicidade -