Volare lança primeiro miniônibus escolar 4X4 do Brasil

Um miniônibus com tração nas quatro rodas. Parece pouco, mas é a primeira vez no Brasil que um veículo dessa categoria possui esta função. Lançado pela Volare, o Escolarbus 4X4 foi pensado para atender à demanda do “Programa Caminho da Escola”, que visa o transporte de estudantes na zona rural.

A tração nas quatro rodas, que ajudará o veículo a transitar pelas estradas de terra da zona rural, é possível graças a um conjunto powertrain, que o diferencia totalmente dos modelos convencionais. Além da opção pelo uso da tração 4X4, é possível escolher a utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras) e 4X4 com reduzida.

O desenvolvimento, em tempo recorde, do novo Escolarbus 4X4 contou com a parceria da Agrale e da Dana, duas fornecedoras de sistemas e componentes para a Volare, na definição do conjunto de powertrain. Segundo Roberto Poloni, gerente de Engenharia da Volare, o sistema de tração é muito robusto e permite trafegar por locais alagados ou sem pavimentação, com segurança e tranquilidade.

“O Escolarbus 4X4 demonstra, mais uma vez, a capacidade e a versatilidade da Volare no desenvolvimento e concepção de projetos inovadores. Entre a publicação da licitação, no meio do ano, e a produção das primeiras unidades foram menos de quatro meses”, salienta o executivo.

O Volare Escolarbus 4X4 é ideal para operar em estradas de difícil acesso, pois possui design diferenciado e características que facilitam a sua condução, mesmo em locais sob condições severas. O modelo tem ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. Possui carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos.

Com 6.785 mm de comprimento, o Volare Escolarbus 4X4 conta com cintos de segurança individuais, limitador de velocidade regulado para 70 km/h, porta-cadernos atrás de cada poltrona, espaço no porta-pacotes para mochilas, cronotacógrafo com GPS e bloqueador de ignição, que não permite ao usuário dar partida com o veículo engatado. Tem capacidade para transportar 26 alunos, espaço para cadeira de rodas e dispõe de rampa para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais.

A produção das primeiras 350 unidades do Escolarbus 4X4 foi finalizada em dezembro de 2011. Esses miniônibus deverão atender aos pedidos dos municípios inscritos no Programa Caminho da Escola e que necessitem de um veículo todo-terreno.

Foto: Jean Carlo Dal Alba/Volare

- Publicidade -