Volvo anuncia investimento de 320 milhões de dólares no Brasil

Após um desempenho inesperado em 2013, que rendeu a terceira posição entre as marcas que mais venderam caminhões no Brasil no ano passado, a Volvo do Brasil anunciou o investimento de U$ 320 milhões em sua fábrica de caminhões no Paraná. Com um valor alto como este, é possível esperar que de fato a empresa trará ao Brasil uma nova marca, porém ainda não há qualquer definição de maneira oficial.

Há no mercado a expectativa de que o Grupo Volvo aumente seus negócios no País. “Os investimentos serão feitos na fábrica de Curitiba, em ferramental, desenvolvimento de tecnologias, ampliação da capacidade e preparação da linha de produção para novos produtos”, disse Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina, durante evento em que a empresa apresentou seus resultados no ano de 2013, em São Paulo.

A Volvo teve em 2013 seu melhor ano no Brasil. Foram 20.731 unidades emplacadas no período, resultado 30,6% maior do que em 2012 e acima até mesmo do mercado total, que ficou na marca de 11%. Os números fazem a Volvo pensar em manter seu desempenho no pesados e se focar nos semipesados, segmento em que atua com a linha VM. “Nos semipesados, atingimos um market share de 12%. O Volvo VM conquistou o transportador”, comemora Bernardo Fedalto, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Volvo Brasil.

No segmento de atuação da Volvo, acima de 15 toneladas, ela possui 20% de participação. “Estes excelentes resultados que tivemos em 2013 são fruto dos contínuos investimentos que o Grupo Volvo tem feito no Brasil e de uma rede de concessionárias forte e comprometida. Além disso, ampliamos nosso parque fabril para podermos atualizar nossa linha de produtos”, conclui o presidente Rolger Alm.