Volvo Concept Truck é híbrido pensado para longas distâncias

Após apresentar seu caminhão híbrido em maio de 2016, a Volvo Caminhões apresenta agora o Volvo Concept Truck com novas melhorias que ampliam a capacidade de percorrer longas distâncias

Volvo Concept Truck

Com o Volvo Concept Truck, a Volvo Caminhões desenvolveu o seu primeiro veículo híbrido para aplicações de longa distância.

Além dos melhoramentos na aerodinâmica, da resistência ao rolamento e da redução de peso, a nova versão também dispõe de uma linha motriz híbrida, uma das primeiras do tipo para caminhões pesados em aplicações de longo curso.

A linha motriz híbrida funciona recuperando energia em descidas com uma inclinação superior a um por cento ou quando trava. A energia recuperada é armazenada nas baterias do veículo e utilizada para alimentar o caminhão em modo elétrico em pisos planos ou inclinações baixas.

“Nós nos esforçamos para estar na linha da frente da eletromobilidade e para derrubar constantemente barreiras no que diz respeito à redução do consumo de combustível e das emissões”, afirma Claes Nilsson, CEO da Volvo Caminhões.

“Nos próximos anos, com a sociedade voltando-se cada vez mais para as energias renováveis, acreditamos fortemente que a eletromobilidade e a tecnologia híbrida terão cada vez mais importância. A linha motriz do nosso conceito de caminhão foi desenvolvida para melhorar a eficiência de transporte e, assim, ajudar a indústria a evoluir no sentido dos transportes sustentáveis.”

Uma versão melhorada do sistema de apoio ao motorista I-See da Volvo Trucks foi especificamente desenvolvida para a linha motriz híbrida, analisando a topografia à frente para calcular a escolha mais econômica e eficiente entre o motor diesel e o motor elétrico, bem como o tempo ideal para utilizar a energia recuperada.

Volvo Concept Truck
Spoiler traseiro que diminui a resistência aerodinâmica

O Volvo Concept Truck também foi pensado para minimizar a resistência aerodinâmica do caminhão, dessa forma, a empresa instalou câmeras em vez de espelhos retrovisores, saias do chassis cobrindo as rodas e um spoiler que aumenta o comprimento da traseira do reboque.

Nos transportes de longa distância, estima-se que a linha motriz híbrida permita desligar o motor de combustão por até 30% do tempo de condução. Essa nova melhoria poupará entre 5% e 10% de combustível, dependendo do tipo de veículo ou da especificação, bem como do ciclo de condução.

Outro aprimoramento também permite conduzir em modo completamente elétrico até 10 quilômetros, permitindo ao veículo ser conduzido com zero emissões e baixo nível de ruído.

Rodando em um caminhão modelo FH, com motor Volvo D13 Euro 6 Step C, o Volvo Concept Truck está em fase de testes na Europa e não tem previsão de chegada ao mercado latino americano.