Volvo FH16 e I-Shift com marchas super-reduzidas puxam 750 toneladas

No novo filme da  Volvo Trucks , um FH16 com transmissão I-Shift e marchas super-reduzidas enfrenta o desafio de transportar uma carga extremamente pesada.

940x529_Volvo_FH16_750

No porto de Gotemburgo, na Suécia, 40 contêineres repletos de peças de reposição da Volvo pousam sobre 20 reboques e formam um trem rodoviário de 300 metros de comprimento. Somado ao caminhão, são ao todo 750 toneladas. A missão: pegar um Volvo FH16 de 750 toneladas parado e colocá-lo em movimento, percorrendo uma distância de 100 metros.

“No mercado de caminhões produzidos em série, não há nada igual à tração inicial da I-Shift com marchas super-reduzidas. A nova relação dessas marchas permite transportar cargas muitíssimo pesadas, sair da imobilidade em terrenos difíceis e dirigir em velocidades de até 0,5 km/h.”

“Costuma-se usar caminhões especializados para cargas excepcionalmente pesadas, mas aqui usamos o Volvo FH16 com trem de força saído direto da fábrica”, conta Peter Hardin, gerente de produto do FM e do FMX na Volvo Trucks.

O Volvo FH16 usado no teste conta com I-Shift e marchas super-reduzidas e os eixos mais robustos da série regular de produtos da Volvo. O caminhão é dirigido por Magnus Samuelsson, ex-detentor do título de “Homem Mais Forte do Mundo”.

300x300_Magnus Samuelsson_Volvo
Magnus Samuelsson, ex-detentor do título de “Homem Mais Forte do Mundo”

“Poucas coisas chegam perto da sensação de superação e vitória sobre as limitações físicas de uma pessoa. Já enfrentei desafios dificílimos ao longo dos anos, mas este é de longe o mais pesado”, diz Magnus Samuelsson.

A seu lado está o experiente jornalista Brian Weatherley. “É impressionante como a Volvo Trucks conseguiu desenvolver uma transmissão automática capaz de transportar 325 toneladas brutas de peso combinado. Mas enfrentar mais de 700 toneladas de Peso Bruto Combinado com um único caminhão de produção regular é realmente inacreditável. Nos meus 30 anos como jornalista da área, nunca vi nada igual.”

De acordo com Alvaro Menoncin, gerente da engenharia de vendas da Volvo no Brasil, a impressionante performance do caminhão, ao puxar 750 toneladas, demonstra toda a robustez e tecnologia dos caminhões da marca.

“Inovação, na Volvo, é algo que não tem limite.  Esta solução, com caixa super-reduzida, permite ao FH enfrentar os transportes mais severos com maior produtividade e segurança.”

Veja o filme “Volvo Trucks vs 750 Toneladas”