Volvo instala controle automático da tração dianteira na linha FMX

Tecnologia chega para aumentar produtividade dos caminhões pesados vocacionais da Volvo, melhorar a dirigibilidade e reduzir o consumo de combustível.

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A Volvo está lançando no Brasil e demais países da América Latina o FMX com controle automático da tração dianteira. A tecnologia, que foi lançada há poucos meses na Europa, chega para aumentar a produtividade dos caminhões pesados vocacionais da marca. A função ativa automaticamente a tração no eixo dianteiro quando o veículo começa a patinar em terrenos difíceis ou em pisos escorregadios, mesmo com o caminhão em movimento e sem a ação do motorista. O sistema melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível.

A nova tecnologia da Volvo é destinada para veículos com tração dianteira (4×4 rígido e 6×6 rígido e cavalo mecânico) que atuam em uma grande variedade de aplicações vocacionais. “Estamos constantemente ampliando nossa oferta de soluções para aumentar a eficiência do transporte”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. A Volvo é a primeia fabricante de caminhões a oferecer este sistema para veículos com tração integral 4×4 e 6×6. “É uma exclusividade da Volvo, agora disponível para os mercados brasileiro e latino-americano”, diz Nilton Roeder, diretor de desenvolvimento de negócios e suporte a vendas do Grupo Volvo América Latina.

A nova tecnologia torna o caminhão mais automatizado e contribui para corrigir eventuais falhas. Muitos motoristas ativam a tração nas rodas dianteiras antes de chegar a um terreno mais complicado, para evitar que o caminhão fique atolado. O novo sistema engata a tração na roda dianteira com o veículo em movimento somente quando a função for efetivamente necessária.

O dispositivo funciona basicamente ativando a tração nas rodas dianteiras quando as rodas traseiras perdem tração, fazendo com que o veículo rode com tração integral e vença as dificuldades do terreno. “A inteligência do caminhão entende que ele precisa de tração dupla quando, por exemplo, o veículo está patinando, e aciona o acoplamento do eixo dianteiro. É um sistema eletrônico muito avançado, mas ao mesmo tempo muito simples”, explica Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. “O engate e o desengate da tração dianteira são feitos automaticamente, sem precisar da interferência do motorista”, complementa Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo.

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