A Volvo, uma das maiores fabricantes de caminhões no mundo, mostra ao mundo os resultados da sua união com a Aurora, para o desenvolvimento de soluções em automação para seus veículos. A plataforma usada é a nova VNL, feita com as características que, segundo a marca, atendem aos requisitos necessários para veículos autônomos.
Neste ano, a fábrica localizada no estado da Virgínia, EUA, já testou sua tecnologia em solo americano por mais de 24 mil quilômetros, numa parceria que começou em 2018. A Aurora deve lançar 20 destes veículos autônomos ainda neste ano e 100 novos caminhões em 2025, podendo, eventualmente, vender sua tecnologia para outras empresas.
Apesar disso, veículos autônomos são hoje uma dúvida no mundo todo. Além dos custos para o desenvolvimento da tecnologia necessária , a opinião pública nos Estados Unidos sofre uma certa resistência devido a acidentes com pedestres reportados em veículos da Tesla e Cruise (Robotaxi). Mesmo considerando as diferenças entre um caminhão em uma rodovia e um automóvel na cidade, a desconfiança na tecnologia embarcada e a segurança das pessoas pode atrasar a adoção da tecnologia. Afinal, em caso de um acidente com vítima, quem é o responsável?
Os caminhões autônomos são o futuro, mas quanto tempo eles vão levar para serem lançados, não sabemos. Será que que vamos ver um caminhão autônomo rodando a transamazônica na época de chuvas?