Volvo não tem do que reclamar de 2014

por Mauro Cassane, editor-chefe,
de São Paulo (SP) para o Portal Brasil Caminhoneiro

Quase toda montadora vem reclamando que 2014 foi um ano ruim. A Volvo é uma das exceções. A empresa registrou um ótimo ano, mesmo com o mercado brasileiro de veículos comerciais tendo experimentado uma queda em 2014. Foi o segundo melhor ano em emplacamentos de caminhões Volvo no Brasil, alcançando 19.732 veículos, número inferior somente às 20.731 unidades emplacadas no ano anterior. Os bons ventos também foram sentidos no segmento de ônibus onde as vendas da marca cresceram 2,7% no período, apesar do mercado geral ter caído 16,3%. Foi também o segundo melhor ano da história da Volvo no segmento de ônibus, com a comercialização de 3,1 mil chassis, 1,7 mil emplacados no País e 1,4 mil no mercado externo.

O braço financeiro da empresa, a Volvo Financial Services Brasil, também fechou 2014 com crescimento do volume de negócios. Responsável pelo financiamento dos produtos do Grupo Volvo, a VFS desembolsou R$ 2,9 bilhões para aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção no mercado brasileiro, 34% a mais que no ano anterior. A comercialização de consórcios cresceu 14% na mesma comparação, e os seguros alcançaram R$ 110 milhões. A instituição foi responsável pelo financiamento de 39% das vendas da marca no Brasil.

A Volvo ainda retomou a liderança no segmento de caminhões pesados, terminando 2014 com 29,6% de market share, quase três pontos percentuais a mais que no exercício anterior. “É mais de um quarto de todo o mercado brasileiro de caminhões nesta categoria”, comemora Claes Nilsson, novo presidente do Grupo Volvo América Latina (foto em destaque). “E a linha VM de semipesados bateu mais um recorde histórico, alcançando inéditos 12,6% de participação”, complementa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.

- Publicidade -