Volvo Trucks lança em setembro a caixa de câmbio I-Shift Dual Clutch na Europa

A Volvo Trucks está lançando a primeira caixa de câmbio para caminhões com dupla embreagem, a I-Shift Dual Clutch. Graças ao sistema das engrenagens que são trocadas sem qualquer interrupção no fornecimento de potência às rodas, o torque é mantido e o caminhão não perde a velocidade durante as mudanças de marcha. Para o motorista, o resultado é uma aceleração mais confortável e eficiente na estrada.

“Em situações que exigem uma grande quantidade de mudanças de marcha, por exemplo, em morros ou estradas com muitas curvas, a I-Shift Dual Clutch dá uma dimensão inteiramente nova para condução do caminhão. Aqui na Volvo Trucks estamos imensamente orgulhosos de ser capazes de oferecer esta inovação aos nossos clientes”, afirma Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks. A I-Shift Dual Clutch estará disponível em setembro no Volvo FH com motores D13 Euro 6 com 460, 500 e 540 cavalos de potência.

A I-Shift Dual Clutch é uma transmissão que consiste em dois eixos de entrada com dupla embreagem. Isto significa que as duas engrenagens podem ser selecionadas ao mesmo tempo. É a embreagem que determina qual das engrenagens estará ativa. A I-Shift Dual Clutch é baseada na caixa de câmbio I-Shift, mas a metade da frente da caixa de velocidades foi redesenhada com novos componentes.

“Ao dirigir parece que você tem acesso a duas caixas de velocidades. Quando uma engrenagem é selecionada em uma embreagem, a próxima marcha já está preparada na outra. Com embreagem dupla, as mudanças de marcha acontecem sem qualquer interrupção no fornecimento de energia. Como resultado, o torque do motor é mantido e o conforto de condução é significativamente melhorado”, diz Astrid Drewsen, gerente de produto para transmissões da Volvo Trucks.

Transmissões com embreagens duplas já são utilizados em carros, mas a Volvo Trucks é o primeiro fabricante do mundo a oferecer uma solução semelhante para os veículos pesados ​​produzidos em série. “Para caminhões, esta caixa vai realmente fazer uma grande diferença para a dirigibilidade. Quanto mais pesado o transporte e mais difíceis as condições de funcionamento, mais você vai ganhar com a I-Shift Dual Clutch. Fazer mudanças de velocidade em que não há interrupção no fornecimento de força significa maior facilidade de manter-se com o tráfego, especialmente em trechos complicados de estradas. O resultado é o motorista mais relaxado e condução mais segura”, diz Astrid Drewsen.