ZF vence licitação para fornecer transmissões a 282 ônibus na Rússia

A segunda maior cidade da Rússia está seguindo o exemplo de Moscou e passa a adotar a tecnologia da ZF em transmissão e componentes de chassi, bem como os sistemas de direção da ZF Lenksysteme, em sua frota urbana de ônibus. Os produtos ZF oferecerão menor consumo de combustível, maior eficiência e conforto dos passageiros em 282 novos veículos destinados à São Petersburgo e entregues neste mês de setembro. Esta é a primeira vez que os fabricantes russos LiAZ e Volgabus utilizarão em escala a transmissão automática ZF EcoLife.

“Em toda a Rússia, os serviços municipais de transporte estão trabalhando intensivamente na modernização de suas frotas de ônibus – incluindo nessa reformulação a nossa tecnologia avançada de transmissão e chassi”, diz Rolf Lutz, membro do Conselho Diretor e responsável pela Divisão da Tecnologia de Veículos Comerciais da ZF. “O pedido feito por São Petersburgo nos deixa particularmente satisfeitos. Desse modo, a EcoLife, hoje a nossa transmissão mais avançada para ônibus, será instalada pela primeira vez em grande escala em veículos produzidos por fabricantes russos – mais precisamente em 183 ônibus da LiAZ e 99 ônibus articulados da Volgabus”, acrescenta Lutz. No total, há mais de 500 ônibus com transmissões automáticas ZF em serviço em São Petersburgo.

A transmissão automática ZF EcoLife de 6 marchas se sobressai frente à concorrência graças à interação de modernas ferramentas e softwares inteligentes como o TopoDyn Life, programa que troca marchas de acordo com a topografia e condições de carga do ônibus.

Na comparação com a transmissão ZF Ecomat, sua antecessora, a Ecolife consome 10% menos combustível. O nível de ruído também é sensivelmente menor, o que torna mais agradável o acesso o convívio do veículo em meio ao tráfego urbano.

Além da Ecolife, os 282 novos ônibus destinados à cidade com mais de um milhão de habitantes terão tecnologia de chassi ZF. O eixo AV 132 para piso baixo garante um alto nível de segurança na direção do veículo.

Outro item ZF nos ônibus é o eixo frontal ZF RL 85, que permite que a área da frente dos passageiros sempre tenha um corredor central mais amplo para os passageiros, além da menor altura do piso. E para facilitar as manobras nas ruas de São Petersburgo, é aplicado o sistema de direção hidráulica compacta “Servocom ball and nut”, da ZF Lenksysteme.

A frota de ônibus de São Petersburgo com produtos ZF estará preparada para trabalhar durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, na cidade russa de Sochi. O grupo será complementado com mais 100 veículos também equipados com os modernos sistemas de transmissão da ZF. O pedido atual de São Petersburgo é o segundo maior pedido de ônibus da Rússia para a ZF em 2013 – O primeiro também envolveu transmissão e componentes de chassi para 565 veículos para a Mosgortrans, empresa de transporte público de Moscou. Só na capital russa, a ZF já equipou cerca de 5.000 ônibus de piso baixo e trólebus.

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