Novo Campo de Provas em Iracemápolis reforça desenvolvimento da Mercedes-Benz no Brasil

Base para simulações e testes, caminhão laboratório percorreu 16.000 km por todas as regiões do País, coletando dados das estradas brasileiras

A Mercedes-Benz inaugurou na última terça-feira (15) em Iracemápolis (SP) o maior Campo de Provas do Hemisfério Sul, que é também o mais avançado e tecnológico do Brasil para caminhões e ônibus. Com investimento de cerca de R$ 90 milhões, o local abriga, num terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, uma estrutura especializada e 16 pistas de asfalto, concreto e terra, numa extensão total de 12 km para diversos tipos de testes.

“Esse moderno e avançado Campo de Provas amplia notavelmente nossa capacidade de simulações e testes, acelerando e otimizando cada vez mais o desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais para nossos clientes do Brasil e de outros mercados de exportação”, afirma Philipp Schiemer, presidente daMercedes-Benzdo Brasil e CEO América Latina. “Com esse novo passo marcante de inovação e evolução, a Mercedes-Benz reforça ainda mais sua presença na plataforma global de desenvolvimento do Grupo Daimler”.

Segundo o executivo, a Empresa tem acumulado conquistas significativas, fruto do investimento permanente no Brasil. “Temos hoje a oferecer aos clientes o melhor em veículos comerciais, com os processos de produção diferenciados e, agora, com o melhor Campo de Provas do País”, ressalta Philipp Schiemer. “Campo de Provas, aliás, que já está preparado para crescer e diversificar sua atuação conforme o cliente pedir e o futuro exigir. Sempre com a qualidade e a confiabilidade da marca Mercedes-Benz”.

A Mercedes-Benz do Brasil investiu cerca de R$ 90 milhões no Campo de Provas, com a perspectiva de geração de oportunidades de trabalho para a cidade de Iracemápolis e a região. “Estamos inaugurando essa moderna e fantástica estrutura de testes que traz recursos avançados como tecnologia digital e conectividade. Nossos engenheiros estão online com todos os Campos de Provas da Daimler no mundo”, destaca Philipp Schiemer. “Assim, nossa Empresa está preparada para as tendências do transporte e da mobilidade”.

“Esse Campo de Provas representa muito bem a nossa maneira de viver o futuro. Aliás, mais do que isso, de antecipar o futuro. É aqui nessas pistas, por exemplo, que poderemos em breve testar os mais tecnológicos e inovadores caminhões e ônibus Mercedes-Benz para o Brasil e outros países”, informa Philipp Schiemer. “Ou seja, estamos sempre preparados para o que vier por aí no transporte de carga e passageiros e atender as demandas dos nossos clientes do Brasil e de qualquer parte do mundo”. Brasil dá importante contribuição aos testes de veículos comerciais

A inauguração do Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil contou com a presença do Dr. Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil e um dos responsáveis pela idealização do Campo de Provas de Wörth e também do Brasil. Em sua apresentação, ele destacou que o Brasil sempre trouxe para a Daimler uma experiência muito rica em testes severos com caminhões e ônibus.

“Em sua imensa extensão continental, o Brasil é um verdadeiro laboratório a céu aberto. Tem uma variedade incrível de estradas e vias, com diferentes topografias, pavimentos, altitudes e temperaturas”, afirma o Dr. Christof Weber. “As severas condições do transporte no País ajudam muito a Mercedes-Benz a desenvolver veículos para enfrentar esses desafios e superá-los com força, robustez e durabilidade. O êxito da Empresa é tão evidente que ela não só atende o mercado interno, como também o externo. Os produtos feitos aqui levam essas mesmas qualidades para diversos países, tanto da América Latina, quanto de outros continentes. Ou seja, os veículos testados aqui estão aprovados para o mundo”.

Referência

Localizado ao lado da fábrica de automóveis em Iracemápolis, o Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil toma por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da Companhia e também do setor em todo o mundo. Com isso, serão realizados, aqui no Brasil, testes com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras unidades do Grupo.

“É justamente essa capacidade que nos credencia a testar veículos para diversos mercados. Um ótimo exemplo é a pista de testes de durabilidade, que conta com mais de 840 placas de concreto pré-moldado que não se repetem. Elas são idênticas às colocadas na pista da Alemanha e de Madras, nos EUA”, afirma o Dr. Christof Weber.

Construído em 18 meses, o Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil conta com uma área total de 1.300.000 metros quadrados, reunindo o que há de mais avançado em tecnologia de simulações e testes. Esta área de terreno equivale a 150 campos de futebol. Na terraplanagem, foram movimentados 1.500.000 metros cúbicos de terra, o que daria para encher uma dessas arenas modernas até a cobertura.

O Campo de Provas de Iracemápolis conta com 16 pistas de testes (14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra), numa extensão total de 12 km. Cada placa de concreto das pistas de durabilidade mede 5 metros de comprimento, com várias medidas de largura, e pesam de 15 a 18 toneladas, o que exigiu uma complexa obra de fundação.

A técnica de construção civil e os materiais utilizados asseguram 30 anos de uso sem alteração na consistência da fundação e das placas. Além disso, o projeto exigiu dos construtores uma tolerância máxima de 5 mm na superfície das placas. Este foi um grande desafio encarado e vencido pela engenharia civil brasileira.

A manutenção das características das pistas por 30 anos garante um altíssimo grau de repetibilidade dos testes, o que resulta em alta qualidade e confiabilidade no desenvolvimento dos veículos.

O Campo de Provas também traz a avançada tecnologia de conectividade do Driver Guidance System. Esta grande novidade no mercado brasileiro se destaca por trazer conceitos da Indústria 4.0 para a área de desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil.

Este sistema utilizado pela Daimler permite conexão global de todas as pistas de testes de durabilidade do Grupo no mundo. Dessa forma, os engenheiros podem acompanhar, em tempo real, todos os veículos que estão sendo testados em qualquer um dos Campos de Provas. Com o sistema de monitoramento de altíssima precisão, é possível verificar todos os dados e informações que estão sendo avaliados num exato momento pelas equipes de desenvolvimento.

- Publicidade -