5 dicas importantes para evitar o câncer de pele, um dos vilões da estrada

940x529_sol_raios_queimadura

Você é daqueles que usa protetor solar somente quando está na praia ou na piscina? Acha que é frescura passar “creminho” nas mãos e no rosto para proteger a pele? Pois saiba que pequenos hábitos diários podem afastar um grande mal: o câncer de pele.

O câncer de pele é o tipo de tumor mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Para evitar problemas futuros, confira cinco dicas do médico dermatologista Elimar Elias Gomes, presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma.

Nada de braço para fora da janela.

700x525_truck-driver-614191_1920

Quem nunca viu um motorista com o vidro aberto e o braço para fora? Neste caso, ele recebe diretamente as radiações UVA e UVB e está muito exposto ao risco de queimadura solar. “Existem alguns trabalhos médicos que mostram a grande diferença entre a pele do braço esquerdo, mais exposta, e a do braço direito, que fica dentro da boleia. De um lado [esquerdo] tem mais pigmentação, dano solar, manchas e também incidência maior de câncer de pele”, diz o médico.

Use protetor solar

IMG_4405

Não é frescura, parceiro, é prevenção! O protetor solar bloqueia a ação dos raios UVA e UVB, que causam envelhecimento e câncer de pele. Mas é preciso prestar atenção ao fator de proteção solar (FPS), que deve ser igual ou maior que 30. Outro detalhe fundamental é reaplicar o produto a cada 2 horas. Aplique em todas as partes expostas: rosto, orelhas, pescoço, braços e pernas.

Todos os dias ou só no verão?

giphy-1

“A proteção deve ser o ano inteiro, porque nós moramos num país tropical e, querendo ou não, os caminhoneiros cruzam o país inteiro”, diz o médico. “O índice de radiação solar é alto, tanto no Sul quanto no Norte e Nordeste. No verão, esse índice de radiação aumenta muito, então o cuidado deve ser maior.”

Acessórios

700x506_farmer-540658_1920

Bonés, chapéus e óculos são aliados importantes, pois formam uma barreira física em relação aos raios UVA e UVB. Tenha-os sempre com você. O uso de películas protetoras nos vidros dos caminhões também pode contribuir para filtrar os raios ultravioleta. Mas atenção, porque nem todas as películas têm essa função. Se o caminhoneiro optar por usar esse tipo de proteção, ele deve checar, na hora da compra, se a película bloqueia efetivamente os raios ultravioleta.

Cor da pele faz diferença?

tumblr_m4rar6zyJB1rx8vs5o1_500

A pigmentação da pele é uma proteção natural. As pessoas de pele muito clara, com incapacidade de se bronzear, estão mais expostas ao risco do câncer. Mas isso não significa que as pessoas de pele morena ou negra não sofram o processo de dano. O impacto é o mesmo, podendo desencadear o câncer em qualquer tipo de pele. O que muda é o fator de proteção, que nas peles claras deve ser maior do que 30.

Raios UVA e UVB

A radiação UVA é aquela que atravessa o vidro das janelas e para-brisa e é responsável pelo bronzeado, manchas e rugas, ou seja, está relacionada ao envelhecimento da pele. Ela não provoca queimaduras, no entanto seus danos são cumulativos e imperceptíveis. A exposição em excesso leva a problemas graves no longo prazo.

A radiação UVB é aquela que deixa a pele vermelha e queimada e aumenta o risco de câncer. Em geral os raios UVB são filtrados pelos vidros do veículo, logo, se a janela estiver fechada, o motorista não receberá essa radiação e dificilmente terá queimaduras de sol. Os raios UVB são abundantes entre 10h e 16h e têm alto grau de intensidade.

Fotos: Pixabay

- Publicidade -