FNM: das estradas para sua estante

“Caminhões FNM” conta a história da lendária Fábrica Nacional de Motores (FNM)

A FNM foi pioneira ao inaugurar, em 1949, a primeira linha de montagem de caminhões genuinamente brasileiros (Foto: Divulgação)

A trajetória da FNM (Fábrica Nacional de Motores) se confunde com a história do Brasil. Na década de 1950, praticamente toda a produção agrícola brasileira era transportada pelos brutos D-9.500 e D-11.000, caminhões que marcaram uma geração. Além de contar a história do desenvolvimento dos modelos, o livro “Caminhões FNM”, lançamento da Editora Alaúde, a obra traz fotos atuais e de época.

A FNM foi pioneira ao inaugurar, em 1949, a primeira linha de montagem de caminhões genuinamente brasileiros. Antes disso, todos os caminhões que rodavam pelas ruas e estradas do país eram de marcas estrangeiras – a maioria vindas da Inglaterra.

Veja também: Conversa Estradeira visita a maior coleção de caminhões FNM do Brasil

Além de trazer informações técnicas e fotografias dos dois veículos históricos, a obra traz ainda detalhes sobre modelos mais recentes, como os FNM 180 e FNM 210, produzidos depois da aquisição da fábrica pela Alfa Romeu, e a evolução dos modelos posteriormente desenvolvidos pela Fiat e Iveco, empresas que assumiram o controle da marca.

Sobre os autores

Evandro dos Santos Fullin é engenheiro mecânico e consultor independente na área de veículos comerciais. É editor do site Caminhões Antigos Brasileiros, um espaço voltado ao resgate da memória dos veículos comerciais nacionais. Tem se dedicado a pesquisar a história do caminhão no Brasil e ao antigo automobilismo.

José Rogério Lopes de Simone é apaixonado por automóveis desde criança. Criou e editou a revista Automóveis Históricos e é coordenador da série Clássicos do Brasil (Editora Alaúde), dedicada a preservar a memória dos modelos de automóveis que marcaram a história do país.

Ficha Técnica:

Título: Caminhões FNM
Autores: Rogério de Simone e Evandro dos Santos Fullin
Formato: 21,5 x 19 cm
Nº de Páginas: 96
Acabamento: capa dura, miolo colorido
ISBN: 978-85-7881-435-9
Preço: R$ 45,00

- Publicidade -