Rondônia: 50,2% das rodovias são classificadas como ótimas ou boas

Entre 2004 e 2016 o governo federal investiu R$ 2,75 bilhões nas rodovias públicas federais de Rondônia, 68,6% do autorizado

Rondônia: 50,2% das rodovias são classificadas como ótimas ou boas (Foto: Divulgação/CNT)

A 21ª Pesquisa CNT de Rodovias revela que 50,2% (927 km) da extensão avaliada em Rondônia teve classificação ótimo ou bom, enquanto que 49,8% (922 km) apresentam algum tipo de deficiência no estado geral (classificação regular, ruim ou péssimo). O estado geral inclui a avaliação conjunta do pavimento, da sinalização e da geometria da via. A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 1.849 km no Estado. Em todo o Brasil, foram 105.814 km analisados.

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O acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 15,4% no transporte rodoviário. Na avaliação da CNT, apenas para as ações emergenciais de reconstrução e restauração das vias, com a implementação de sinalização adequada, estima-se que são necessários R$ 102,55 milhões. Já para a manutenção dos trechos classificados como desgastados, o custo estimado é de R$ 316,93 milhões.

Pavimento

No pavimento, são consideradas as condições da superfície da pista principal e do acostamento. A pesquisa classificou o pavimento como regular, ruim ou péssimo em 31,9% da extensão avaliada em Rondônia, enquanto que 68,1% foram considerados ótimo ou bom; 55,6% da extensão pesquisada apresentam a superfície do pavimento desgastada.

Sinalização

Nessa variável, são observadas a presença, a visibilidade e a legibilidade de placas ao longo das rodovias, além da situação das faixas centrais e laterais. O estudo apontou que há problemas de sinalização em 56,5% da extensão avaliada (classificação regular, ruim ou péssimo). Em 43,5%, o estado foi classificado como ótimo ou bom. Ao analisar os trechos onde foi possível a identificação visual de placas, 5% apresentaram placas desgastadas ou totalmente ilegíveis.

Geometria da via

O tipo de rodovia (pista simples ou dupla) e a presença de faixa adicional de subida (3ª faixa), de pontes, de viadutos, de curvas perigosas e de acostamento estão incluídos na variável geometria da via. A pesquisa constatou que 68% da extensão pesquisada não tem condições satisfatórias de geometria; 32% tiveram classificação ótimo ou bom nesse aspecto. O Estado tem 96,1% da extensão das rodovias avaliadas de pista simples de mão dupla.

Pontos críticos

A pesquisa identificou, ainda, um trecho com erosão na pista e um com buraco grande que colocam em risco o condutor ao trafegar pelas rodovias dessa Unidade da Federação.

Investimentos em 13 anos

Entre 2004 e 2016 o governo federal investiu R$ 2,75 bilhões nas rodovias públicas federais de Rondônia, 68,6% do autorizado. Segundo a análise da CNT, entre 2009 e 2012, os desembolsos se concentraram em obras de construção de trechos, principalmente nas rodovias BR-429/319, superaram os destinados à manutenção. Para 2017, estão previstos, no total, R$ 210,30 milhões de investimento, dos quais, até junho, apenas 33% haviam sido executados.

Acidentes

No que se refere aos acidentes rodoviários, o prejuízo, em 2016, foi estimado em R$ 198,72 milhões, com um total de 1.715 ocorrências.

Com informações da CNT

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