00:03 – Apresentação do tema: drogas na estrada são um grave risco para caminhoneiros, suas famílias e demais usuários da via. O Brasil é referência mundial em políticas públicas para combater o uso de álcool e drogas no trânsito, como a lei seca.
00:35 – Desde 2016, o exame toxicológico é uma política pública importante no Brasil para detectar o uso de drogas por motoristas profissionais, salvando vidas.
01:35 – O exame toxicológico é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E (caminhões, ônibus, carretas), feito com amostra de cabelo ou pelo, e realizado em laboratórios credenciados pelo Ministério dos Transportes.
02:30 – Quem vai tirar ou mudar para as categorias C, D ou E deve fazer o exame, e quem já possui deve renovar a cada 2 anos e meio. A não renovação acarreta multa, pontos na carteira e suspensão da CNH até apresentar exame negativo.
03:11 – O exame ajuda a reduzir acidentes e combater a exploração do motorista profissional, já que drogas são usadas para suportar jornadas excessivas, gerando concorrência desleal e baixando os fretes.
03:35 – Segundo o Ministério Público, houve redução de 60% no uso de substâncias psicoativas entre motoristas de 2015 a 2019, e queda de 34% em acidentes com caminhões e 45% com ônibus.
04:14 – Em evento científico em Portugal, pesquisadores brasileiros destacaram a eficiência da política pública brasileira no combate ao uso de álcool e drogas ao volante.
05:13 – A percepção dos caminhoneiros é que apenas eles são fiscalizados pelo exame toxicológico, embora seja difícil comprovar o uso de drogas por outros condutores no trânsito.
07:48 – A ampliação da obrigatoriedade do exame toxicológico para quem vai tirar a primeira CNH promete melhorar ainda mais a segurança nas estradas, mostrando que prevenção é sinônimo de vida.