Túnel Submerso Santos-Guarujá: entendendo a proposta

Amigo estradeiro, se você tá sempre rodando pela Baixada Santista, já tá cansado dessas filas da travessia de balsas entre Santos e Guarujá, né? Então se liga na novidade que vem por aí: o primeiro túnel submerso do Brasil, o Santos-Guarujá, vai cortar esse percurso de 50 minutos para pouco mais de 2 minutos!

Irado, né? Bora então entender essa inovação cabulosa?

O que é essa obra do túnel?

É um túnel que será feito no canal entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista, e que terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros abaixo d’água! Tem caminhoneiro que vai se sentir capitão de submarino!

O túnel vai ser feito de módulos de concreto pré-moldado que serão montados em doca seca e depois “mergulhados” no local. A tecnologia já é usada na Holanda e no Japão, mas aqui no Brasil, é totalmente inédita, e já tem concessão pra construir, operar e manter por 30 anos.

E por que esse túnel faz toda a diferença na logística?

Atualmente, atravessar o canal entre Santos e Guarujá pode levar até uma hora por estrada ou 18 minutos por balsa. Com o novo túnel, o tempo de travessia pode ser reduzido a até 2 minutos. Com certeza transformaria a vida das cerca de 78.000 pessoas que fazem esse trajeto todos os dias – incluindo 14.000 automóveis e caminhões de até três eixos.

As balsas hoje em dia estão saturadas, operando no limite: até 23 mil veículos por dia!

Vai desafogar o tráfego na estrada, aliviar o trampo das balsas e dar um baita empurrão pra melhorar o fluxo de caminhões e cargas, que na região é bem intenso por conta do Porto de Santos.

Então bora torcer que tudo dê certo, porque quem vai por conta ou por frete vai ganhar tempo (e gasolina!), além de menos parada.

É, amigos! A Baixada Santista pode ponto de referência de infraestrutura pesada no Brasil. Imagina se essa moda pega?

Conta pra gente aqui nos comentários: que outra parte desse Brasilzão você gostaria que tivesse um túnel como  esse? A gente sabe que pra quem tá sempre na estrada, de vez em quando dá muita vontade de cortar o caminho por baixo d’água!

Acompanha o Brasil Caminhoneiro também no Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, no Rádio e na Record TV e Record News!! É, tamo junto e misturado!

- Publicidade -