(00:02) Início: Afirmativa de que o e-commerce se consolidou como um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, gerando maior demanda por armazenagem e distribuição.
(00:33) Apresenta-se o conceito de condomínios logísticos (“galpões em condomínios logísticos”) localizados em regiões metropolitanas, afastadas de centros urbanos, que facilitam a operação logística.
(01:03) Justificativa: Os galpões fora dos centros urbanos ajudam a desafogar o trânsito, estão próximos a rodovias que ligam todo o Brasil e favorecem eficiência operacional.
(01:35) Dados: Há uma grande área já reservada ou em construção para galpões logísticos (por exemplo, 253.000 m² em construção e 272.000 m² já alugados).
(02:37) Pesquisa: 72% dos estabelecimentos comerciais pesquisados já estão fora da chamada “zona máxima de restrição” dos grandes centros urbanos — ou seja, se afastaram para melhorar logística.
(03:07) Perspectiva setorial: A advogada Patrícia Fiore (representante da Associação Brasileira de Logística) comenta que há forte interesse da indústria por espaços logísticos. Cita que 80% das áreas desse tipo no Brasil estão ocupadas nos estados como SP, RJ, PE e MG.
(07:34) Estudo de caso: Na cidade de Jundiaí (Grande São Paulo) um operador de e-commerce mudou de São Paulo capital para Jundiaí por custos logísticos, infraestrutura, segurança, acesso a malhas viárias e proximidade de fornecedores.
Contexto externo relevante
A taxa média de vacância no segmento logístico no Brasil está em torno de ~8 % para muitos mercados, o que mostra o forte nível de ocupação.
RB Investimentos
A valorização dos imóveis logísticos está estimada em cerca de 20 % em 2025, impulsionada por escassez de oferta e pela demanda visível.
Transporte Moderno
O mercado no estado de São Paulo teve em 2023 recorde de locações de galpões logísticos: ~2,2 milhões m² no ano.
Abol Brasil









