Cartilhas sobre hepatite C serão distribuídas no Corredor Dom Pedro

Os usuários do Corredor Dom Pedro poderão aprender mais sobre a hepatite C entre os dias 18 e 19 de maio. A concessionária Rota das Bandeiras distribuirá cartilhas informativas sobre a doença aos motoristas nas praças de pedágios e postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) espalhados pela via. A ação faz parte da comemoração ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, celebrado no dia 19 deste mês.

A Concessionária realiza periodicamente palestras gratuitas para transportadoras e seus caminhoneiros, além de aplicar gratuitamente o teste para detecção da doença e encaminhar possíveis portadores para tratamento gratuito.

Observando o elevado número de contaminações causadas pelo vírus da hepatite C no Brasil e no mundo, a Rota das Bandeiras desenvolveu o Programa Rota Saudável, realizado por meio de parceria com a ONG Saúde e Vida, de Campinas, e com as Secretarias de Saúde municipais, e coordenado pelo Setor de Responsabilidade Social, no intuito de conscientizar as pessoas sobre o assunto.

Desde 2009, a Rota das Bandeiras assumiu o compromisso de apoiar ações de prevenção e combate à hepatite C, por meio do Programa Rota Saudável, que atua nas 17 cidades sob sua concessão.

O intuito deste programa é fomentar o combate à doença, já que a hepatite C representa um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo com cerca de 170 milhões de pessoas infectadas. Somente no Brasil, há cerca de três milhões de pessoas infectadas pelo vírus.

Transmissão

A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado, mas a infecção também pode passar através do sexo, de forma hereditária, pela utilização de instrumentos contaminados com sangue, como materiais de manicures, pedicures, barbeiros, máquinas de tatuagem e de perfuração, como acupuntura e piercings.

Foto: Divulgação

- Publicidade -