Modelo restaurado e customizado do ônibus Flecha Azul é exposto no Terminal Tietê, em São Paulo

Um modelo totalmente restaurado e customizado do clássico ônibus Flecha Azul circulou novamente nas estradas brasileiras em apenas 65 viagens comemorativas dos 65 anos da Viação Cometa. A novidade está em exposição e pode ser conferida na área de desembarque do Terminal Tietê, em São Paulo.

A viagem inaugural do Flecha Azul começa no dia 24 de agosto, partindo de São Paulo para Belo Horizonte. Em cada viagem, uma miniatura superexclusiva será sorteada entre os passageiros. O roteiro inclui cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto e Poços de Caldas.

O concurso de histórias é voltado aos seguidores mais próximos da empresa, aos busólogos e aficionados por ônibus antigos e, em especial, pelo Flecha Azul, que marcou época por seu estilo e é um dos mais lembrados pelos passageiros, apesar de sua fabricação ter sido encerrada em 1999 pela fábrica CMA. “É como se fosse uma última chance de ser recebido por motoristas com trajes de época e experimentar a viagem rodoviária com o melhor de antigamente junto com o que há de mais moderno”, afirma o presidente da companhia, Carlos Otávio Antunes.

Todo o processo de restauração customizada de um único ônibus recuperado dos mais de 2 mil já utilizados pela Viação Cometa levou cerca de um ano, e o Flecha Azul em questão foi exatamente o último produzido pela CMA, que fabricava os veículos. As características típicas dos ônibus antigos norte-americanos continuam, inclusive a depressão sobre a cabine de direção e a carroceria em duralumínio – resistente e leve, que poupa motor, freios e pneus, algo muito importante para um veículo com origens em 1963, quando grande parte das estradas brasileiras era precária.

Entre as novidades que o ônibus trará para as viagens comemorativas estão vidros fechados, lanternas LED, ar-condicionado, pintura metalizada nos tons originais, revestimento interno, chassi Scania K113CL e motor dsc133b01 com câmbio G777, valorizando o conforto dos passageiros. O emblema na parte traseira da carroceria terá LED interno iluminando o cometa colorido que faz parte da logomarca original. Ao término das comemorações, o Flecha Azul fará parte do acervo histórico da Viação Cometa.

As passagens estão sendo vendidas por meio do hotsite www.cometa65anos.com.br, onde está disponível o itinerário. Quem curtir a página www.facebook.com/ViacaoCometaOficial também poderá escrever uma história no hotsite sobre a Cometa, e até incluir fotos e vídeos. As melhores ganharão passagens para a 65ª viagem com direito a almoço especial.

- Publicidade -