Quem conhece o site de vídeos YouTube está habituado com a criatividade de alguns canais na hora de elaborar novos conteúdos. E a Volvo Trucks de fato entendeu o espírito dessa ferramenta de divulgação que, mesmo sem ser tão nova, nos últimos anos tem se destacado não apenas com vídeos curiosos, engraçados ou bizarros, mas também por conteúdo profissional, algumas vezes superior ao que é visto em canais de televisão.
Para sua mais recente peça, a empresa sueca contratou o celebrado artista de filmes de ação de Hollywood, Jean-Claude Van Damme. No filme “O Split Épico”, o ator realiza a quase inacreditável proeza de se equilibrar entre dois caminhões FM que estão dando ré. Em cima dos veículos, ele faz seu impressionante espacate – um movimento da ginástica que consiste em abrir as pernas de modo que estas formem um ângulo de 180° e fiquem paralelas ao solo.
O espacate (split, em inglês) de Van Damme nesta condição extrema foi feito como forma de destacar o Volvo Dynamic Steering, uma tecnologia desenvolvida pela Volvo Trucks para melhorar sensivelmente a precisão e estabilidade em qualquer situação de direção. O sistema opera através de um motor controlado eletricamente, ajustado cerca de duas mil vezes por segundo, criando uma direção de altíssima precisão. Ao dirigir em ré, o Volvo Dynamic Steering proporciona excelente controle com o mínimo de esforço.
“O filme é perfeito para demonstrar a estabilidade direcional oferecida pelo Volvo Dynamic Steering,” explica Jan-Inge Svensson, engenheiro que participou do desenvolvimento do software para o sistema na Volvo Trucks. “A estabilidade e o controle são tão bons que é possível dar a ré com o caminhão por longas distâncias com um alto nível de precisão, que foi exatamente o que fizemos neste vídeo. Tinha que ser perfeito – até o ultimo centímetro”, diz o engenheiro.

A baixas velocidades, o Volvo Dynamic Steering melhora a manobrabilidade. O motor elétrico também regula automaticamente a direção e compensa as irregularidades que são percebidas através da direção, como ventos laterais ou ondulações na pista. O resultado é uma grande redução na necessidade de fazer pequenos ajustes na direção. Além disso, o Volvo Dynamic Steering também automaticamente devolve a direção para sua posição inicial ao ser solta, reduzindo mais ainda o esforço para o motorista.
No vídeo, é o Volvo Dynamic Steering que permite que os motoristas dos dois caminhões mantenham exatamente a mesma velocidade e distância ao se deslocarem em ré. A capacidade atlética de Van Damme e a habilidade dos motoristas são fundamentais para o sucesso da proeza. Porém, sem o Volvo Dynamic Steering, a manobra simplesmente não teria sido possível.
“A capacidade do sistema não só ajuda a fazer um ótimo vídeo – como também é muito prático para motoristas de caminhões, especialmente em situações em que há necessidade de muito trabalho de direção”, acrescenta Svensson. “Por exemplo, manobras em ré em áreas apertadas ou em terreno acidentado. Ao dar a ré com um reboque, pequenas mudanças na direção podem fazer uma grande diferença na direção do veículo e o esforço exigido do motorista em um caminhão convencional pode ser muito maior. Porém, o Volvo Dynamic Steering ajuda o motorista a manter uma linha reta com um nível de controle do caminhão muito superior”, finaliza o engenheiro.