O Grupo Volvo apresentou globalmente em 19/3 a sua linha de ônibus UD. Desenvolvida especificamente para mercados em crescimento, o lançamento ocorreu em Bangalore, na Índia, onde os veículos serão inicialmente comercializados. A expansão para outros países vai acontecer nos próximos anos.
“Hoje, a marca de ônibus UD é forte no Japão e nos mercados do Sudeste Asiático. Agora, renovamos e adaptamos o ônibus para o mercado indiano e outros mercados em crescimento”, afirma Akash Passey, vice-presidente, das operações de ônibus do Grupo Volvo, responsável pelos mercados internacionais, inclusive a Ásia. A linha de ônibus terá modelos rodoviários e urbanos.
A nova linha de ônibus UD será desenvolvida aproveitando a rede de engenharia global do Grupo Volvo combinada a herança do mercado japonês. Na Índia, a nova linha de ônibus receberá o suporte da rede de distribuição do Grupo Volvo para o fornecimento de serviços e peças.
O Grupo Volvo desempenhou um papel importante no mercado indiano desde o início de suas operações em 2001. A empresa ajudou no desenvolvimento do setor de transporte público ao estabelecer um segmento de ônibus rodoviários Premium, e desta forma redefinir a visão do público quanto a viajar de ônibus. Atualmente, cerca de 5.000 ônibus rodoviários e urbanos Volvo circulam nas ruas e estradas da Índia.
A produção dos ônibus UD terá início em Bangalore durante 2014. Os primeiros ônibus chegarão aos clientes também neste mesmo ano. Além de atender o mercado doméstico da Índia, a planta de ônibus UD no país servirá de núcleo de exportação no futuro.