Novo tacógrafo digital é apresentado pela VDO na Fenatran 2015

Estande da VDO na Fenatran 2015
Estande da VDO na Fenatran 2015

Não é só de caminhões e implementos que a Fenatran é feita. O evento traz diversas novidades entre fornecedoras de equipamentos, serviços e autopeças do setor. Marca do Grupo Continental, a VDO lançou na 20ª edição do Salão Internacional do Transporte, realizada de 9 a 13 de novembro, em São Paulo (SP), um novo sistema de gestão de frotas no mercado brasileiro, o VDO On Board.

“Unimos o tacógrafo digital ao módulo de telemetria. A partir do momento em que o motorista inicia a viagem até o momento em que ele encerra, o gestor da frota possui acesso aos dados pela nuvem”, explica Julio Gatti, diretor de Negócios da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais e Pós-vendas do Grupo Continental.

Com o VDO On Board é possível acessar pela rede os dados do caminhão, como distância percorrida, controle de velocidade, otimização de rotas, consumo de combustível, entre outros dados, sendo que os dados são criptografados para a segurança da transportadora.”A ideia é ofertar uma solução que possibilite ao frotista reduzir o custo-operacional”, garante o executivo.

Os dados do tacógrafo são importantes também para o monitoramento da jornada de trabalho do motorista de uma frota. “A transportadora é obrigada a manter os dados do tacógrafo por um ano”, diz Gatti. “Para uma frota grande é inviável gerenciar os discos do tacógrafo, o modelo mais conhecido. Em caso de acidente de trabalho ou processo trabalhista o gestor vai precisar buscar esse disco, que muitas vezes até mesmo se perde”, conclui.

- Publicidade -