Brasil tem três cidades entre os dez piores trânsitos do mundo

Três entre as 10 cidades com os piores trânsitos do mundo estão localizadas no Brasil de acordo com levantamento.

940x529_tomaz-silva-agencia-brasil-transitos-rio-de-janeiro

O Tomtom Traffic Index, pesquisa realizada pela empresa holandesa Tomtom, uma das principais concorrentes do Waze, aponta que entre as 100 cidades com os piores trânsitos no mundo, seis estão no Brasil.

O índice analisa as redes viárias de 295 cidades em 50 países no mundo e leva em consideração o tempo médio que os motoristas perdem para se deslocar pela cidade congestionada, em comparação do que seria, caso o trânsito fluísse na velocidade normal da via.

Abrindo o ranking de cidades com o pior trânsito do mundo está a Cidade do México, onde os motoristas perdem até 59% mais tempo para se locomover.

Na sequência estão Bancoque, na Tailândia, Istambul, na Turquia, e Rio de Janeiro, no Brasil, no quarto lugar.

Ainda entre as dez primeiras, há outras duas capitais brasileiras, Salvador (7º) e Recife (8º). Além de Fortaleza (41º), São Paulo (58º) e Belo Horizonte (78º).

Essa situação impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas e na economia das cidades, já que há perda de produtividade e aumento de gastos com transporte.

“É fundamental avançar nas medidas de prioridade de transporte coletivo porque não tem outra saída. As cidades não suportam essa quantidade de automóveis circulando do ponto de vista econômico, ambiental, de acidentes de trânsito”, diz o diretor da NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos) Marcos Bicalho.

De acordo com ele, é importante que os municípios priorizem o transporte coletivo com qualidade para que a população possa optar por deixar o carro em casa e escolher outras formas de mobilidade urbana.

Cidades com o pior trânsito no Brasil x Tempo perdido no trânsito em %:

Rio de Janeiro – 47%
Salvador – 43%
Recife – 43%
Fortaleza – 33%
São Paulo – 29%
Belo Horizonte – 27%
Porto Alegre – 22%
Brasília – 19%
Curitiba – 18%

- Publicidade -