Alckmin entrega dez caminhões ao Porto de Santos pelo programa Renova-SP

O Governo do Estado entregou, neste sábado, caminhões novos por meio do programa Renova-SP, que financia os veículos zero quilômetro sem juros. Dez caminhoneiros receberam as chaves de seus veículos novos. “[A iniciativa] nasceu aqui em Santos, e o caminhão velho sai de uso, o que ajuda cumprir as metas climáticas”, destacou o Governador Geraldo Alckmin.

“Os caminhoneiros terão 96 meses para pagar e não pagarão juros. Esse programa da Desenvolve SP é pioneiro com foco na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida do motorista. Todos os caminhões novos são certificados e os velhos serão reciclados ou destruídos pra que não voltem a poluir”, disse Alckmin.

O programa prevê que o novo caminhão financiado atenda as rigorosas normas de emissão de poluentes, conhecida como EURO 5, e que o veículo antigo seja retirado de circulação e suas peças totalmente inutilizadas por empresas especializadas e licenciadas pela CETESB e participantes do programa. Os recursos são da Linha BNDES Pró-caminhoneiro com a equalização dos juros feita pelo Governo do Estado de São Paulo.

“A zona portuária de Santos, escolhida para receber o piloto do Programa, possui quase seis mil caminhões, cerca de mil deles com mais de 30 anos. Esse programa vai melhorar a qualidade do ar e reduzir os engarrafamentos causados por caminhões velhos quebrados na região do Porto”, disse Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

O prazo para o pagamento do financiamento é de até 96 meses, sem entrada, e com carência de até 6 meses. Podem acessar o programa, caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como empresários individuais que prestam serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário. São financiados a aquisição de caminhões, chassis, caminhões-tratores e cavalos mecânicos.

“Caminhão velho dá pau no cambio, no motor. Agora tudo vai mudar com o caminhão novo”, disse Cleiton Silva de Lima, o primeiro caminhoneiro a receber as chaves do governador Geraldo Alckmin. Para Fredy Aurélio Fraile Soares, a entrega dos caminhões é um momento histórico para os caminhoneiros da Baixada Santista e a concretização de um objetivo. “É a realização de um sonho. Nem acredito que isso está acontecendo”, disse emocionado.

A previsão, segundo o Estado, é substituir cerca de mil caminhões velhos, que são enviados a uma empresa recicladora credenciada pela Cetesb. Para se beneficiar do programa, o caminhoneiro precisa morar nas cidades portuárias da Baixada Santista e prestar serviços no Porto de Santos.

O interessado pode simular seu financiamento diretamente no site da Desenvolve SP para saber exatamente quanto irá pagar em cada parcela. Ele também pode procurar o Sindicado dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada (Sindicam-Santos), que irá orientá-lo sobre o processo.

(LT)

Foto: Milton Michida

- Publicidade -