Após 14 temporadas na F-Truck, Roberval Andrade deixa de pilotar caminhões Scania

Uma das novidades já confirmadas no grid do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck para 2014 envolve um dos maiores vencedores da história da competição. O piloto paulista Roberval Andrade, que competiu com caminhões Scania desde o ano 2000, quando estreou na categoria, anunciou no último domingo (15), após a etapa final da temporada em Brasília (DF), que disputará o próximo campeonato pilotando equipamento de outra marca.

Andrade esteve 68 vezes no pódio da Fórmula Truck. É o terceiro maior vencedor da história, com 20 primeiros lugares – nas estatísticas, só está atrás de Renato Martins, com 27, e de Wellington Cirino, com 23. É, também, o piloto com o segundo maior número de pole-positions, tendo liderado o grid 22 vezes, seis a menos que Cirino. Foi campeão brasileiro em 2002 e 2010, ano em que também conquistou o título do Campeonato Sul-Americano.

“É um ciclo que chega ao fim”, define o piloto, que disputou a temporada de 2013 pela Ticket Car Corinthians Motorsport e foi ao pódio do GP Petrobras, em Brasília, como segundo colocado, na vitória de Valmir “Hisgué” Benavides, da Scuderia Iveco. “Eu vou guardar ótimas recordações dessa família que foi a Scania para mim na Fórmula Truck, dos amigos que fiz lá, do apoio que tive por alguns anos. Fizemos muito um pelo outro, a Scania e eu”, frisa.

Ao definir pela mudança de marca para 2014, Roberval Andrade levou em conta a necessidade que viu de contar com o apoio de fábrica. “Não existe, nos padrões atuais da Fórmula Truck, como manter uma estrutura competitiva sem o apoio de uma marca”, justifica. “Mudar depois de tanto tempo vai ser um desafio pessoal, uma motivação a mais para manter uma trajetória de vitórias com os caminhões da nova marca, que ainda não está definida”, finaliza.

Foto: Orlei Silva

- Publicidade -