Ásia será referência do mercado de transporte daqui a cinco anos, diz presidente da Foton

Por Fábio Rogério
Da Redação do Portal

Nesta semana, a alemã Daimler, uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, recebeu a aprovação do Ministério do Comércio da China para iniciar as operações de joint-venture (empreendimento conjunto) com a Beiqi Foton, unidade de caminhões da Beijing Automotive (BAIC). Para a Foton Aumark do Brasil, os frutos dessa parceria poderão chegar ao nosso País em 2015, sob a forma de motores germânicos Euro 5 em caminhões pesados da marca oriental, segundo Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da filial nacional.

“O primeiro passo da joint-venture com a Daimler é que ela produzirá os motores dos caminhões pesados para a nossa matriz. Na China, a Foton tem caminhões extrapesados. Porém, apesar de ser nossa fornecedora, a Daimler também terá a sua própria linha de montagem, e seremos concorrentes no mercado chinês”, explica Mendonça de Barros, lembrando que a estimativa de vendas de caminhões no mercado interno do país asiático é crescer dos atuais 1 milhão de veículos para 1 milhão e 200 mil unidades em 2012.

“Aqui no Brasil, inicialmente, nossa operação está restrita com caminhões de até 12 toneladas. Até 2013, vamos trazer os caminhões pesados para o mercado nacional, com motores produzidos pela Daimler”, afirma o presidente da Foton Aumark Brasil.

A montadora ainda não tem um local definido para sua primeira fábrica brasileira. “Vários Estados manifestaram interesse, inclusive São Paulo. No planejamento da matriz, a unidade fabril daqui está prevista para 2015. Antes, será aberta uma na Rússia em 2012, e outra na Índia, entre 2013 e 2014. Enquanto isso, continuaremos a importar os veículos”, fala Luiz Carlos.

“Frase infeliz”

Recentemente, o decreto presidencial 7.567 mudou as regras na cobrança do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governo aumentou a alíquota em 30% do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para proteger os fabricantes nacionais em um momento de aumento da concorrência com os produtos importados.

No dia 27/09, uma declaração do ministro Mantega mexeu com as fabricantes estrangeiras: “O Brasil está aberto para que qualquer empresa de qualquer parte do mundo que faça investimentos, crie empregos e desenvolvimento tecnológico no Brasil. Agora, não podemos deixar que nosso mercado seja abocanhado por aventureiros que venham de fora”.

Luiz Eduardo Mendonça de Barros comenta a opinião do ministro: “Foi uma frase lamentável, infeliz, ou isso revela uma grande ignorância sobre o mundo daqui a cinco anos. O foco de desenvolvimento do mercado está na Ásia. As empresas europeias estão em crise, as americanas idem. E é na Ásia que você tem o grande dinamismo do setor de transporte. Os chineses estão muito otimistas com o mercado brasileiro, mas receberam uma ‘ducha de água fria’ com esse episódio do IPI”.

Segundo o presidente da Foton, o aumento no preço final dos caminhões da marca pode ficar em torno de R$ 8.000,00 a R$ 12.000,00. “Mas estamos estudando ainda qual será o valor desse impacto”, finalizou.

Foto: Divulgação Foton Aumark do Brasil

- Publicidade -